REGRESSO ÀS AULAS
A história da primeira universidade sénior em Portugal
A primeira universidade sénior em Portugal foi criada nos anos setenta por um casal de reformados, Celeste e Herberto Soares de Miranda, com o objectivo de assegurar que para si e para os outros, a reforma não significasse o fim de uma vida intelectualmente rica e socialmente ativa.
É uma instituição particular, de ambiente familiar e alguns alunos frequentam-na há mais de 20 anos. Apesar da morte dos seus fundadores, a Universidade Internacional para a Terceira Idade ? U-I-T.I. continua a existir nos mesmos moldes.
São mais de cinquenta as disciplinas dadas graciosamente por quem se oferecer e são muitos os alunos que as escolhem de acordo com os seus interesses.
Têm entre 60 e 90 anos e regularmente motivados pelas necessidades naturais da sua condição de reformados - preservar uma identidade, ter uma rotina, combater a solidão - os alunos e professores desta Universidade procuram aprender e ensinar o que durante as suas vidas ativas foi adiado ou esquecido.
Este filme é feito de pequenos instantes dentro das aulas da U.I.T.I. onde estas ambições e vontades adiadas são respeitadas e partilhadas num cúmplice e alegre entendimento entre quem dá e quem recebe.
Ficha Técnica
- Título Original
- (ex DE SENECTUDE - DA VELHICE)
- Realização
- Joana Cunha Ferreira
- Produção
- Filmes do Tejo II
- Duração
- 52M minutos