Programas tv

M´Zab, A Arquitetura Igualitária

Imagem de M´Zab, A Arquitetura Igualitária

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Um documentário sobre a arquitetura das cidades do Vale do M´Zab

Para bem desfrutar da arquitetura do M´zab não basta olhá-la ou conhece-la fisicamente. É necessário conhecer o ethos do povo que construiu essas cidades, e nelas vive, para decifrar o rigor do equilíbrio e da harmonia da arquitetura do M´zab e do tipo de vida que a produziu e que a povoa e o ambiente em que ela se insere, o vale do M´zab rochoso, sem água, sem vegetação e onde as temperaturas são elevadíssimas. Os ibaditas transformaram o vale num oásis, mas num oásis que é um refúgio e que funciona como refúgio desde o nascimento das cinco cidades ibaditas do M´zab pois foi a necessidade de sobrevivência que originou a sua criação. Há mais de dez séculos que esta arquitetura de linhas depuradas cumpre as necessidades duma comunidade que se diz desde então na via do segredo.
Quando, no início do século X, os Ibaditas se instalaram em El-Atteuf, no atual Sahara argelino, procurando um refúgio seguro dos ataques fatimidas, consideravam que a sua comunidade estava numa etapa de sobrevivência. O que significa que todo o sinal de luxo e de exuberância era proibido e que os membros da comunidade deveriam contentar-se com o mínimo estrito. A combinação da fé Ibadita com a dureza da vida no Sahara levou a uma organização rigorosa e funcional do espaço e da terra. Cada cidade tem uma mesquita-fortaleza, centro da urbe e cujo minarete serviu de torre de vigia. As casas foram construídas em volta da mesquita em círculos concêntricos em volta da mesquita. A arquitetura das cidades do Vale do M´Zab foi desenhada para uma vida comunitária igualitária, com respeito à privacidade de cada família. Cada casa, uma célula padronizada, representa uma organização social igualitária fundada sob o respeito à estrutura familiar, cuja intimidade e autonomia devem ser respeitadas. Fora dos muros a igualdade continua. Fonte de inspiração para Le Corbusier, a arquitetura do Vale do M´zab é atualmente uma referência para os planificadores urbanos.
M´ZAB, A ARQUITETURA IGUALITÁRIA é uma produção de José Manuel de S. Lopes com coprodução da RTP2 e apoio logístico da Embaixada da Argélia em Portugal

Ficha Técnica

Título Original
M´Zab, A Arquitetura Igualitária
Intérpretes
Salah Blidi, Zouhir Balalou
Realização
José Manuel de S. Lopes
Produção
Clara Ferrão/José Manuel de S. Lopes
Autoria
José Manuel de S. Lopes
Ano
2011
Duração
64 minutos