No Coração da Mentira
O veterano Claude Chabrol criou mais uma das suas intrigantes e desconcertantes histórias policiais em perversa atmosfera provinciana, com Sandrinne Bonnaire.
Perto de uma localidade portuária da Bretanha é encontrado o corpo de uma rapariga que foi violada e estrangulada. A comissária de polícia Frédérique Lesage interroga René, professor de desenho, que terá sido a última pessoa a ver a rapariga com vida. Naturalmente, René, torna-se no principal suspeito do crime, fica sem alunos e a sua vida torna-se ainda mais angustiante ao perceber que a sua mulher, Viviane, parece ter um caso amoroso com Desmot, um jornalista e escritor parisiense de férias na região. Na sequência de um jantar em casa de René, este acompanha Desmont a casa, que no dia seguinte aparece morto. René é cada vez mais suspeito de ser o autor dos crimes mas a comissária vai acabar por demonstrar que os crimes não têm relação e foram cometidos por diferentes assassinos.
O veterano Claude Chabrol assinou em 1998 mais um dos seus tradicionais dramas de crime e castigo em atmosfera provinciana. Desta vez, trata-se de um professor de desenho na Bretanha, suspeito de ter assassinado e violado uma das suas alunas e mais tarde um jornalista que tinha, aparentemente, um caso amoroso com a sua mulher. Chabrol, como sempre, privilegia os retratos psicológicos, sociais e humanos no meio desta sinuosa e sórdida história de crime num meio pequeno, provinciano e pacato onde todos se conhecem, embora muitos consigam manter secretos os seus pequenos segredos. Uma hábil e segura realização de Chabrol, plena de saborosas e inesperadas observações que enriquecem subtilmente o enredo dramático, servida por um magnífico trio de interpretes: Sandrine Bonnaire, Jacques Gamblin e Valeria Bruni-Tedeschi.
Ficha Técnica
- Título Original
- Au Coeur Du Mensoge
- Intérpretes
- Sandrine Bonnaire, Jacques Gamblin, Valeria Bruni-Tedeschi, Antoine de Caunes, Bernard Verley, Bulle Ogier, Pierre Martot, Sylvie Flepp, Noel Simsolo
- Realização
- Claude Chabrol
- Produção
- Marin Karmitz
- Autoria
- Odile Barski e Claude Chabrol
- Música
- Matthieu Chabrol
- Ano
- 1998
- Duração
- 110 (cor) minutos