A Nossa Forma de Vida
Um documentário realizado por Pedro Filipe Marques, vencedor do Prémio para a Melhor Primeira Obra na Competição Nacional de Médias e Longas-Metragens do DocLisboa 2011
Lá no alto, o oitavo andar de uma torre azul.
O casamento entre o eterno proletário Armando e o consumismo da dona de casa Maria Fernanda sobrevive há 60 anos. Ambos partilham as suas visões como parceiros do mesmo crime, transformando o quotidiano numa breve comédia da vida, onde têm papéis ativos como comentadores sobre aquilo que um país em decadência ainda tem para lhes dar. E tudo isso, oferecem-nos a nós, como um espelho, que nos permite rir de nós próprios.
Os "ecrãs" de onde extraem imagens para novas ficções inundam a casa; sejam eles dos vários aparelhos de televisão, notícias de jornais e rádios ou mesmo das janelas de onde se avista o fim do rio Douro e o início do Oceano Atlântico. Mas apesar dos relógios quase parecerem parar, há sonhos com dentes, poesia pagã, greves de donas de casa, uma caixa de música que toca a "Internacional" e um neto atrás da câmara, que intimamente nos dá a ver a nossa forma de vida.
Prémio para a Melhor Primeira Obra na Competição Nacional de Médias e Longas-Metragens do DocLisboa 2011
Menção Especial do Júri do Prémio Joris Ivens na Competition Premiers Films do festival Cinéma du Réel 2012
Selecionado para a Competição Oficial, secção Documentários de Criação da DocumentaMadrid 2012
Ficha Técnica
- Título Original
- A Nossa Forma de Vida
- Realização
- Pedro Filipe Marques
- Produção
- NoLand Films
- Ano
- 2011
- Duração
- 59 minutos