Programas tv

Robert Wilson - The Lisbon Experience

Robert Wilson - The Lisbon Experience

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

As pausas e os silêncios têm uma importância indiscutível na sua obra

Natural da cidade de Waco, no Texas, Robert Wilson nasce a 4 de Outubro de 1941. Uma criança sensível e tímida, que desde muito cedo lutou para superar um problema de gaguez, tendo este sido ultrapassado apenas na adolescência, com a ajuda da bailarina, Byrd Hoffman.
A sua vida académica não foi linear. Estudou administração de empresas na Universidade do Texas, e insatisfeito, em 1963, decidiu mudar-se para Nova Iorque para estudar arquitectura, no Pratt Institute, em Brooklyn. Nunca gostou realmente de estudar, até ao momento que Sibyl Moholy- Nagy, professora de história da arquitectura, mudou a sua vida.

Pouco tempo depois, Wilson começou a trabalhar na sua Byrd Hoffman School of Byrds e, em conjunto com a companhia, desenvolveu as primeiras obras com a sua assinatura. Atualmente é um artista transdisciplinar. É encenador, coreógrafo, escultor, pintor, dramaturgo. As suas peças são reconhecidas mundialmente como experiências inovadoras e de vanguarda. Fazemos uma breve passagem por alguns dos seus mais emblemáticos trabalhos, desde Einstein on the beach, Lulu, Threepenny opera, Passion of St. John, Quartett, Shakespeare?s sonnets, katia kabanova, Life and death of Marina Abramovic, I la Galigo, entre outras.
Tem uma linguagem própria. Gosta de salas vazias. ?I like empty rooms, to me there?s noting more beautiful than an empty room, we already put something, and it?s almost to much?. As pausas e os silêncios têm uma importância indiscutível na sua obra. Odeia o naturalismo ?I hate naturalism! Acting natural?so artificial.?
Robert Wilson é também o fundador do Watermill Center, um laboratório interdisciplinar para as artes e humanidades. Concluído em 2006, e situado em Long Island, no estado de Nova Iorque. Foi concebido como um lugar onde jovens artistas podem viver, trabalhar, aprender, criar e crescer em conjunto, tendo como objetivo explorarem novas ideias. Anualmente o Watermill Center recebe cerca de 150 artistas, oriundos de todo o mundo.
A passagem de Robert Wilson por Portugal não é recente. Teve início na década de 60 e tem sido constante até aos dias de hoje. Em 1992 dirige um workshop no teatro S. Carlos sobre o tema dos descobrimentos. Regressa no ano seguinte para os encontros ACARTE, no teatro Nacional D. Maria II, com a peça ?Dr. Faustus Lights the lights?, sendo o texto de Gertrude Stein. Sobe ao palco do CCB em 1994 com ALICE, música de Tom Waits e libreto de Lewis Carrol. No mesmo ano, Luís Serpa manifesta o seu interesse em fazer uma instalação sobre a peça na sua galeria, e concretizam ?Alice- Two Rooms?. A 26 de Setembro de 1998 o público assistiu à estreia da ópera ?O Corvo Branco?, no Teatro Camões, tendo sido o espectáculo de encerramento da expo 98. Em 1999 apresenta no teatro Rivoli do Porto a ópera ?The Days before?. Três anos depois, em 2002, volta a Portugal com a ópera ?4 santos em 3 actos?, uma espécie de conto de fadas, inspirada em dois santos do século XVI, o teólogo Inácio de Loyola e a mística Teresa de Ávila.
Mais recentemente, em 2007 apresenta na Galeria Luís Serpa ?The Polaroid Portraits?. Robert Wilson experiencia agora um novo suporte, as Polaroid em grande formato. E no mesmo ano remonta a instalação ?Alice- Two Rooms? na Fundação Ellipse.
The Robert Wilson Experience- é uma iniciativa, coordenada pelo galerista Luís Serpa, que pretende trazer Robert Wilson a Lisboa, como artista convidado em residência. Teatro, ópera, design, fotografia, vídeo, desenhos... o público terá a oportunidade de experienciar as diferentes formas de arte através das quais Robert Wilson se exprime. Os projectos serão apresentados em vários palcos da capital.
O New York Time descreve Robert Wilson como ?uma figura de destaque no mundo do teatro experimental um explorador na utilização do tempo e do espaço no palco. Transcendendo a convenção teatral, ele desenha performances e artes gráficas, que se aglutinam numa verdadeira tapeçaria de sons e imagens?

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Robert Wilson - The Lisbon Experience
Ano
2012
Duração
30 minutos