Os Pistoleiros da Noite
Um belo Western de Sam Peckinpah, que a Europa transformou num filme de culto
Steve Judd, um velho ex-agente da lei, aceita o contrato de um banco para escoltar um carregamento de ouro desde uma cidade mineira nas montanhas até ao banco. Encontra um velho amigo, Gil Westrum, outro antigo xérife, que convence a acompanha-lo, bem como o jovem Heck, um companheiro de Gil. Este planeia roubar o ouro na melhor oportunidade, mas as coisas vão correr de forma diferente. Pelo caminho param na casa de um fanático religioso com uma bela filha, Elsa, que no dia seguinte foge de casa e junta-se a Steve e aos amigos decidida a ir ao encontro de um mineiro com quem quer casar. Porém, o casamento de Elsa revela-se um pesadelo e as perspetivas de ser partilhada pelos irmãos do noivo uma certeza. Steve e Heck resgatam a rapariga do seu triste destino e partem de regresso à cidade com o ouro dos mineiros e a bela Elsa. Todavia, o noivo e os irmãos estão decididos a recuperar a rapariga, enquanto Gil faz uma desesperada e frustrada tentativa para roubar o ouro. Steve resiste a tudo com determinada coragem mas acaba por morrer num tiroteio com os irmãos, que Gil elimina, prometendo levar o ouro para o banco.
Sam Peckinpah assinou em 1962 "Os Pistoleiros da Noite", um dos mais importantes Westerns da sua filmografia que, apesar de ter sido um fracasso de bilheteira na América, foi um êxito na Europa, tornando-se num filme de culto premiado em vários festivais de cinema, nomeadamente em Cannes. Peckinpah, o mais inspirado e genuíno herdeiro do grande Western clássico ainda em início de carreira no cinema, começa desde logo a desenhar as linhas fundamentais da sua obra, nomeadamente o gosto por histórias de homens em confronto com o presente, nostálgicos do passado e incapazes de aceitar as transformações do progresso. É o caso da odisseia dos dois velhos xérifes num Oeste em clara transformação mas ainda capaz de obrigar duas relíquias dos grandes espaços a provar o seu valor. Um belo e inteligente Western, marcado pelo admirável trabalho de direção de fotografia de mestre Lucian Ballard, que contou com duas glórias do género nos principais papeis: Randolph Scott e Joel McCrea.
Ficha Técnica
- Título Original
- Ride The High Country
- Intérpretes
- Randolph Scott Anderson, Joel McCrea, Mariette Hartley, R. G. Armstrong, Ronald Starr,Edgar Buchanan, John Anderson,L. Q. Jones.
- Realização
- Sam Peckinpah
- Produção
- Richard E. Lyons
- Autoria
- N. B. Stone Jr.
- Música
- George Bassman
- Ano
- 1962
- Duração
- 91 (cor) minutos