Programas tv

Portugal Hoje - 4

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

"Entre as Mulheres? de José Luís Peixoto

Episódio 1 de 4 Duração: 50 min

José Luís Peixoto leva-o a conhecer Vitória? uma viúva que esconde uma terrível herança?

Vitória (70 anos) é uma viúva de uma aldeia alentejana que, na primeira cena, está no cemitério a limpar a campa do marido e a insultá-lo entre dentes. Quando outra viúva se aproxima e lamenta o desaparecimento deste, Vitória concorda com ela, contradizendo a postura de quando estava sozinha.

Após uma cena da sua solitária vida doméstica, em que se começa a mostrar a sua relação com uma cadela vadia a que não se quer ligar demasiado; após a vermos a tratar de alguns assuntos seus, nomeadamente a pôr o boletim do totoloto, como faz todas as semanas, Vitória surge na sala de espera da Casa do Povo, onde espera por uma consulta médica entre várias mulheres da sua idade, também viúvas. Todas se queixam exageradamente de maleitas diversas, Vitória também expõe as suas, doenças típicas da idade. Só quando entra para a consulta, em conversa com a médica, percebemos que Vitória é seropositiva. A viúva e a médica falam sobre esse assunto. A médica tenta explicar-lhe que é uma situação controlada e controlável, desde que siga as suas indicações. Vitória tem muita vergonha. Ao longo dessa conversa, percebemos também que o vírus lhe foi transmitido pelo falecido marido, que o contraiu junto de prostitutas de estrada.

A relação com a cadela vadia vai-se desenvolvendo. Vitória dá-lhe comida mas tenta que ela não a siga. Fica implícito que Vitória gosta dela mas não quer estabelecer relações por causa da doença. Há imagens de Vitória a apanhar os transportes para Lisboa e, depois, de Vitória em Lisboa. Vai ao hospital, mas as outras mulheres da vila não percebem e começam a desconfiar de que se passa alguma coisa. Até que uma delas pensa ter descoberto o segredo: segundo ela, Vitória ganhou o totoloto. É isso mesmo, todas as mulheres acreditam e começam a vigiar Vitória. Todas as suspeitas contribuem para cimentar essa certeza no entendimento das mulheres da vila.

Entretanto, entre peripécias que resultam desse mal-entendido, Vitória vai vivendo a sua vida. Junto da médica, percebe por fim que o facto de ser seropositiva não é necessariamente uma pena de morte. Desenvolve a sua relação com a cadela vadia e decide acolhê-la. E, quando percebe que as mulheres pensam que ela ganhou o totoloto, ri-se francamente e todas percebem que isso não aconteceu.

Na cena final, Vitória está em casa, a fazer a comida, com a televisão ligada, com a cadela a dormir. Na televisão, está a dar o sorteio do totoloto. O boletim de Vitória está em cima da mesa. Os números vão saindo e correspondem um a um com os números que estão no boletim. Por fim, Vitória ganhou.

Próximas emissões deste episódio

  • RTP Memória

Ficha Técnica

Título Original
Portugal Hoje
Realização
Henrique Oliveira
Produção
Hop!
Autoria
Henrique Oliveira
Ano
2012
Duração
50 minutos