Éramos Seis
Episódio n.º41
Karime diz que pensou no presente que Assad quer dar a Júlio, acha uma boa ideia e acha que vai impressionar bastante os empregados das outras filiais. Assad diz que antes de viajarem vai deixar o bónus de Júlio na loja. Karime acha melhor que Assad entregue o presente na festa, assim todos ficam a saber. Assad gosta da ideia, diz que Karime pensa longe, por isso gosta dela. Assad diz que Júlio é um empregado muito dedicado, depois de 25 anos a trabalhar na loja merece uma consideração.
Júlio vem arrasado do cabaré. Anda devagar pensativo, já não está bêbado. Chega até ao portãozinho e entra no jardim. Durante um tempo olha a casa, vê que a luz do quarto deles ainda está acesa. Fica envergonhado, sente uma grande tristeza e ao mesmo tempo uma grande vergonha. Baixa a cabeça, e desiste de entrar. Está confuso, olha o céu, encosta-se ao muro da varanda e acende um cigarro. Está arrasado e pensativo. Carlos vai até ao quarto da mãe, está preocupado com ela, percebe que a mãe está triste ultimamente. Lola conta que está preocupada com Júlio, que ele não tem cuidado da saúde, que anda muito triste. Lola diz que Júlio gostaria de ser amigo dos filhos para saírem juntos, conversarem e até passarem uma noite juntos a beber cerveja. Carlos diz que um dia irá combinar uma farra com o pai.
Alfredo vem do fundo do cabaré, saindo da sua reunião política. Marion está impaciente à espera de Alfredo. Constrangida Marion diz que estava com o pai dele quando Alfredo entrou. Alfredo diz que Júlio lhe deve ter dado uma boa gorjeta para o convencer de que ele não estava lá. Marion ofende-se, pois sente-se amiga de Júlio e não gosta de ser tratada como prostituta. Marion diz que é amiga de Júlio há muito tempo, que ele falava sempre dos filhos. Marion não percebe que falou demais. Alfredo fica malicioso ao descobrir que o pai frequentava o cabaré há tanto tempo. Marion tenta explicar, que não era isso que ela queria dizer. Alfredo irritado diz que não quer saber dos assuntos que seu pai tem com Marion, o que ele viu está visto. Alfredo diz que é assunto de família para ela não se intrometer. Marion sente-se humilhada.
Maria Laura diz a Assad que o casamento dele é um ótimo negócio, já que Karime tem mais dinheiro do que eles. Assad aproxima-se da filha agarra-a pelos ombros e enfrentando-a olhos nos olhos, diz-lhe para nunca mais falar daquela maneira, pois será obrigado a fazer uma coisa que nunca fez levantar a mão para a filha. Maria Laura sente o olhar do pai e fica com medo. Assad fica preocupado.
Júlio quer falar com Alfredo. Alfredo pergunta se Júlio está com medo que ele conte à família onde ele esteve. Júlio não sabe o que dizer e pede para que o filho não fale assim com ele. Júlio grita quer a atenção do filho, quer abrir-se com Alfredo, mas este não lhe dá ouvidos. Lola que estava deitada acorda com os gritos de Júlio. Lola pede para o filho ouvir o pai. Alfredo obedece a Lola. Júlio fica desarmado e desiste, acha melhor conversar outro dia.
Ficha Técnica
- Título Original
- Éramos Seis
- Intérpretes
- Denise Fraga, Othon Bastos, Marcos Caruso, Nathália Timberg, Ana Paula Arósio, Irene Ravache, Othon Bastos, Nathalia Timberg, Jandir Ferrari
- Produção
- Brasil
- Ano
- 1994