Éramos Seis
Episódio n.º42
Em frente do colégio, o carro de Maria Laura está parado e o motorista à espera. Maria Laura insiste para que Isabel entre no carro com ela. Isabel não quer, mas acaba por ceder.
Júlio diz que a conversa que quer ter com Alfredo é muito difícil para ele. Alfredo frio, diz que dispensa esta conversa. Júlio insiste, diz que a noite anterior foi a pior da sua vida, com medo de ser acusado pelos seus filhos, com vergonha de encarar Lola e pensou que não tem motivos para se sentir assim, pois foi um homem que sempre se sacrificou pela família e que tem o direito de se divertir de vez em quando longe de casa. Alfredo diz que o pai não lhe deve explicações. Júlio diz que não se está a explicar, mas a cobrar uma coisa que Alfredo negou ontem, a compreensão e a amizade que gostaria de ter sentido do filho. Para Alfredo, o pai não pode cobrar uma coisa que nunca lhe deu. Júlio enfrenta-o e pergunta como nunca foi amigo do filho, se criar o filho não significou nada, ter aguentado as suas boémias, as suas brigas, os seus envolvimentos com as más companhias, ter tentado mostrar um caminho honesto na vida.
Alfredo baixa a cabeça, Júlio não tem mais nada a dizer. Alfredo abre a porta e sai do quarto.
Júlio está nervoso, foi muito difícil para ele dizer tudo isto ao filho. Sente uma pontada na úlcera do estômago.
Assad mais uma vez tenta falar com Maria Laura, tenta convencer a filha a aceitar Karime, mas ela está irredutível. Assad explica que é importante a compreensão da filha, e não quer que as pessoas pensem que Maria Laura é contra o casamento. Maria Laura olha para o pai e não responde nada.
Lili aparece para almoçar com a família de Lola, senta-se ao lado de Julinho. Julinho segura a sua mão por baixo da mesa.
Maria Laura diz a Dita que não vai ficar para assistir ao casamento. Dita não sabe o que fazer. Dita conta a Assad, e este não sabe o que fazer. Vai até a loja telefonar a Karime e diz a Dita para se Maria Laura voltar, não a deixar sair.
Zeca e Olga receberam uma carta, onde diz que a prima Justina vem passar uns tempos com eles. Olga fica nervosa e não aceita, pede ao marido fazer alguma coisa.
Lola entra no quarto, Júlio está a dormir, ela vai até à cama e passa carinhosamente a mão nos cabelos dele. Vai a sair e vê o frasco de comprimidos, repara na quantidade que Júlio tomou e assusta-se.
Maria Laura aparece na casa de Lola à procura de Isabel, diz à amiga que não quer ir ao casamento e pede ajuda para se esconder. Ela abraça-se a Isabel.
Maria Laura pede desculpas a Isabel por ter aparecido em sua casa desta forma. Isabel diz-lhe que não há problema e que se ela quiser desabafar está à disposição.
Júlio acorda e pergunta se Lola o estava a vigiar, ela responde que está preocupada, pois Júlio tomou quase o frasco inteiro de comprimidos. Júlio diz que já está melhor do estômago e que tem que ir à festa do Sr. Assad. Lola fica apreensiva.
Maria Laura conta a verdade a Isabel dizendo que fugiu de casa porque o pai se vai casar novamente e que quer colocar outra mulher no lugar da sua mãe. Isabel tenta argumentar com a amiga dizendo que ela está errada e que o Sr. Assad não pode fazer nada. Maria Laura não muda de ideias e diz a Isabel que não voltará para casa.
Lola e Júlio arranjam-se no quarto e lembram-se das vezes que Júlio passou mal do estômago. Ao falarem sobre isso, Júlio lembra-se da mãe que agora está a morar sozinha e fica com pena.
Na casa de Genú, Lili está a tentar estudar enquanto Julinho a incomoda com as suas brincadeiras. Passado um tempo começam a discutir, levantam-se e enquanto Lili grita com Julinho, ele diz-lhe que tem muita vontade de beijá-la. Lili é envolvida pelo clima romântico e quando se estão quase a beijar, Genú entra esbaforida e pergunta a Lili o que era aquilo.
Ficha Técnica
- Título Original
- Éramos Seis
- Intérpretes
- Denise Fraga, Othon Bastos, Marcos Caruso, Nathália Timberg, Ana Paula Arósio, Irene Ravache, Othon Bastos, Nathalia Timberg, Jandir Ferrari
- Produção
- Brasil
- Ano
- 1994