Agora
O AGORA desta semana visita o Museu de Serralves
O AGORA desta semana visita, no Museu de Serralves, o trabalho de 12 artistas plásticos do nosso tempo, uma dúzia de criadores que esmiuçam, no que fazem e no que expõem, o que é isso de ser contemporâneo.
Depois, vamos ao Periferias, o Festival Internacional de Artes Performativas de Sintra, e em entrevista ao diretor artístico, João de Mello Alvim, descobrimos o que há de novo na edição de 2014.
Em palco, no Chapitô, dois atores trazem à cena uma das obras-primas de Robert Louis Stevenson: Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Com encenação de John Mowat, abre-se a porta do teatro do gesto para uma recriação do clássico de 1886.
Um dia triunfal. Foi assim que Fernando Pessoa descreveu, numa carta a Adolfo Casais Monteiro, o dia e a noite, as horas todas em que escreveu, numa torrente, numa embriaguez de palavras, poemas a fio. Foi em 8 de março de 1914. Recordamos a data e o poeta.
Henrique Espirito Santo é considerado um dos mais prolíferos e sensíveis produtores de cinema em Portugal. Trabalhou com os melhores e fez do que melhor por cá se viu. A edição deste ano do Fantasporto homenageia-o, e no AGORA recuamos no tempo e nas memórias de Henrique Espirito Santo.
Na música, há Capicua, ou melhor, Ana Matos Fernandes, rapper e mulher das palavras, portuense de berço e de pronúncia, com disco novo. Chama-se Sereia Louca.
A terminar, a maçonaria, o seu secretismo, enfim revelado, por António Ventura, historiador e maçon, que acaba de lançar uma História da Maçonaria em Portugal.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação: Filomena Cautela
- Produção
- Até ao Fim do Mundo
- Ano
- 2014
- Duração
- 40 minutos
- Série
- II