In Medias Res
Um documentário sobre o arquiteto Manuel Taínha
Personalidade incontornável do pensamento arquitetónico em Portugal e do seu confronto com a modernidade, Manuel Tainha abre o seu atelier nos anos 50 e concebe projetos durante quase seis décadas, traduzindo a inquietação de uma Arquitetura em Questão no paralelo e constante exercício da escrita.
A partir dos textos do arquiteto Manuel Tainha e de conversas gravadas entre 2010 e 2012, o filme propõe uma leitura cinematográfica do pensamento e do universo do arquiteto, um diálogo com a sua ética e poética.
Dando corpo à palavra, à reflexão e às fontes de inspiração, bem como ao constante confronto com as outras artes, o filme acompanha-nos num percurso através de três obras, projetadas e construídas entre os anos 50 e 70, filmadas hoje, num momento significativo da sua existência.
O documentário nasce no âmbito de um projeto de produções cinematográficas da Fundação Gulbenkian sobre grandes vultos da arquitetura portuguesa do século XX, cujos espólios foram recentemente doados à Biblioteca de Arte da Fundação.
Ficha Técnica
- Título Original
- In Medias Res
- Realização
- Luciana Fina
- Produção
- LAFstudio _ LUCIANA FINA
- Autoria
- Luciana Fina
- Ano
- 2013
- Duração
- 60 minutos