Programas tv

Sociedade Civil

Famílias de Acolhimento

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Famílias de Acolhimento

Episódio 19 de 180 Duração: 60 min

Em Portugal, das 8500 crianças retiradas das suas famílias, 8142 estão institucionalizadas. Estes já eram números conhecidos, referentes a 2013 e incluídos no Relatório CASA de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens, da Segurança Social e do Instituto de Segurança Social, que foi publicado em Abril. Mas na Conferência Os Direitos da Criança - Prioridade para quando? organizada em Lisboa pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC) foram apresentados numa perspetiva comparativa.
Assim se concluiu que Portugal está no topo dos países da Europa Ocidental, se se considerar a proporção de crianças institucionalizadas. Ou no fundo da lista, se se tiver em conta a percentagem de crianças acolhidas em famílias temporárias: apenas 4_, quando em Espanha 30_ das crianças separadas da família estão a viver em acolhimento familiar e em França 66_. Essa percentagem ganha ainda maior expressão no Reino Unido, onde 77_ das crianças retiradas à família biológica estão em situação de acolhimento familiar.
O número de crianças em instituições em Portugal, que corresponde a 96_ das situações de perigo, "é uma anomalia sem paralelo na Europa", considerou Manuel Araújo, presidente da associação Mundos de Vida, um dos oradores do painel dedicado ao tema Desinstitucionalização - Os Afetos e os Laços.
"Apenas 4_ estão em famílias de acolhimento", insistiu Manuel Araújo para defender que "é preciso mudar o sistema de proteção" através de uma maior qualificação das respostas e dos recursos, ou seja, explicou depois ao PÚBLICO, através de famílias capazes de proporcionarem um enquadramento e acolhimento de qualidade. É isso que falta em Portugal, referiu. Através de campanhas nacionais, é possível criar uma "bolsa de famílias", a partir da qual seja depois possível encontrar "a família certa para uma criança" em função das suas necessidades.

Ficha Técnica

Título Original
Sociedade Civil 2015
Produção
RTP
Ano
2015
Duração
60 minutos
Série
10