Programas tv

Ciclismo: Troféu Joaquim Agostinho (Resumos Diários)

Imagem de Ciclismo: Troféu Joaquim Agostinho (Resumos Diários)

Géneros

  • Desporto

Informação Adicional

De 9 a 12 de julho, a RTP2 vai transmitir os resumos diários da 38.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho

Um pelotão de 12 nacionalidades, formado por 150 corredores, em representação de 19 equipas, vai disputar, de 9 a 12 de julho, a 38.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho.
A corrida portuguesa que integra há mais tempo ininterruptamente o calendário internacional é, em 2015, claramente vocacionada para trepadores, num ano em que será disputada pelo maior pelotão de sempre. Duas das três etapas em linha terminam em alto e a outra fica marcada pelo sobe e desce do circuito de Torres Vedras. A exceção é o prólogo, um contrarrelógio individual de 8 quilómetros, a disputar, a partir da 17h00, de dia 9, no Turcifal.
A lista provisória de participantes conta com os melhores corredores das equipas portuguesas, que terão nesta corrida o último teste antes da Volta a Portugal, assim como equipas estrangeiras de jovens valores. Destacam-se duas formações de desenvolvimento de talentos ligadas a equipas do WorldTour, é o caso da AWT-Greenway, satélite da Etixx-QuickStep, e da Katusha continental, satélite do bloco homónimo da primeira divisão.

A primeira etapa em linha, dia 10 de julho, marca a chegada das grandes dificuldades. São 155,5 quilómetros, entre a Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa e o alto de Montejunto. A meta coincide com uma contagem de montanha de primeira categoria. É uma escalada de 5,9 quilómetros (desde Pragança) com uma inclinação média de 7,4 por cento.
A segunda etapa, no sábado, 11, começa no Parque Industrial JOPER, no Ameal, Torres Vedras, e termina no centro da cidade torriense, depois de percorridos 143 quilómetros, que incluem o tradicional Circuito de Torres Vedras, proporcionando ao público a oportunidade de ver os corredores em diferentes ocasiões, uma vez que a etapa só encerra à quinta passagem pela meta.
A corrida termina no dia 12 com a viagem mais longa, 172,4 quilómetros entre S. Martinho do Porto e o Parque Eólico da Carvoeira. A meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria, mas antes de ali chegarem os corredores terão já ultrapassado outras duas subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores.
Equipas
Portugal: Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Ray Just Energy, Rádio Popular-Boavista, Team Tavira, W52-Quinta da Lixa, Anicolor, CC José Maria Nicolau, Moreira Congelados/Feira/KTM e Sicasal/Constantinos/UDO
Espanha: Burgos BH e Murias Taldea
Equador: Team Ecuador
França: Vendée U Pays de la Loire
República Checa: AWT Greenway
Rússia: Itera-Katusha e Lokosphinx
Sérvia: Ketih Mobel Partizan
Ucrânia: ISD
Etapas
9 de julho - Prólogo: Turcifal - Turcifal, 8 km (Partida do 1º corredor: 17h00)
10 de julho - 1.ª Etapa: Ventosa (11h45) - Alto de Montejunto (15h20), 155,5 km
11 de julho - 2.ª Etapa: Ameal (12h55) - Torres Vedras (16h20), 143 km
12 de julho - 3.ª Etapa: S. Martinho do Porto (12h00) - Parque Eólico da Carvoeia (16h00), 172,4 km
Últimos vencedores
2014 - Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa)
2013 - Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa)
2012 - Ricardo Mestre (Carmim-Prio)
2011 - Ricardo Mestre (Tavira-Prio)
2010 - Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio)
Camisolas
Camisola Amarela _Santa Casa Misercórdia de Lisboa. Por boas causas - Class. Geral Individual
Camisola Roxa _Adega Ventosa - Alma Vitis - Class. Geral do Combinado
Camisola Cinza _ModeCort - Class. Geral por Pontos
Camisola Azul _Liberty Seguros - Class. Geral da Montanha
Camisola Branca _Pretrab - Class. Geral das Metas Volantes
Camisola Laranja _ IPDJ - Class. Geral da Juventude
Faixa vencedor da Etapa _Águas do Vimeiro
Prémio vencedor da Etapa _Colchões Bom Repouso

Ficha Técnica

Título Original
2015
Ano
2015
Duração
10 minutos