Automobilismo: European Le Mans Series 2015
A RTP2 emite dia 18 de outubro, em direto, a partir do Autódromo do Estoril a última ronda do European Le Mans Series.
Um dos mais emblemáticos campeonatos de endurance que traz a Portugal um pouco do espírito das míticas 24h de Le Mans com pilotos oriundos dos quatro cantos do mundo que se dividem em competição em carros de quatro categorias: LMP2, LMP3, LMGTE, LMGTC.
Depois do sucesso registado em 2014 com o público a voltar a encher o Circuito do Estoril a festa espera-se ainda maior este ano, pois mais uma vez o piloto português Filipe Albuquerque estará na luta pelo título assim como os pilotos da Ferrari Portugal, Francisco Guedes e Filipe Barreiros, que este ano se estreiam no campeonato e esperam brilhar na frente do seu público.
A derradeira prova da época de 2015 do European Le Mans Series (ELMS) anuncia-se emotiva e apaixonante pelas mais diversas razões, pois exceptuando os LMP3 todos os outros títulos encontram-se ainda por atribuir e, além disso, a grelha vai estar particularmente bem preenchida. Com efeito, no próximo dia 18 de Outubro, 30 carros estarão na grelha de partida das 4 Horas do Estoril.
Na categoria LMP2, os Gibson 015S-Nissan da Jota Sport e da Greaves Motorsport chegam ao Estoril com um ponto de diferença entre si e totalmente focados na luta pelo título. O primeiro classificado do campeonato é o Gibson com o número 38 da Jota Sport e nas 4 Horas será pilotado por Simon Dolan, Harry Tincknell e Filipe Albuquerque, o herói do público português. O carro idêntico da Greaves, com o número 41, será partilhado por Gary Hirsch, Bjorn Wirdheim e Jon Lancaster.
Terceiro classificado na geral graças ao seu triunfo em Itália, encontra-se o único Oreca 05 do pelotão, o carro número 46, dos franceses da equipa Thiriet by TDS Racing que está a 10 pontos dos líderes do campeonato. Ao volante deixa de estar o francês Tristan Gommendy, que se mudou para outro continente. Pierre Thiriet e Ludovic Badey vão assim ser acompanhados por Nicolas Lapierre, vencedor da classe LMP2 nas 24 Horas de Le Mans de 2015. Juntos, deverão encarar a prova portuguesa como um tudo ou nada, sempre ao ataque, de modo a tentar arrebatar um título que ainda está ao seu alcance.
A habitual equipa russa que compete com dois originais BR01-Nissan vai enfrentar o derradeiro encontro do ano novamente sob a bandeira do AF Racing. O BR01 número 20 estará entregue a Maurizio Mediani, David Markosov e Nicolas Minassian, enquanto que o número 21, que chegou ao pódio em Paul Ricard, estará entre as mãos de Mikhail Aleshin, Kiril Ladygin e Viktor Shaytar.
A única equipa da grelha que ostentará a bandeira portuguesa será a Algarve Pro Racing que vai alinhar com um dos dois Ligier JS P2 que correm no ELMS. Equipado com um motor V8 da Nissan, o Ligier preparado no Algarve será pilotado por Michael Munemann, James Winslow e o italiano Andrea Roda, enquanto o modelo idêntico da Krohn Racing, com o número 40, está equipado com um motor Judd V8 e encontra-se na quarta posição do campeonato. Ao seu volante veremos Tracy Krohn, Niclas Jonsson e uma vez mais o francês Olivier Pla.
Após um pódio e duas desistências ao longo da época, o trio composto pelo francês Nathanel Berthon, o britânico Michael Lyons e o sul-africano naturalizado americano, Mark Patterson, está muito motivado para concluir a época com um grande resultado ao volante do Oreca 03R número 48 do Team Murphy Prototypes.
O outro Oreca 03R será o da equipa Eurasia Motorsport, pilotado por Pu Ju Jin, Nico Pieter de Brujn e um terceiro piloto a confirmar. A Pegasus Racing irá participar com o único Morgan Nissan do pelotão entregue a Léo Russel, David Cheng e um mais um piloto a confirmar mais em cima da data da corrida.
O título da categoria LMP3 já foi atribuído em Paul Ricard ao carro número 3 do Team LNT, precisamente o Ginetta Nissan pilotado pela dupla Chris Hoy e Charlie Robertson.
A equipa LNT trará ao Estoril os seus dois carros para celebrar o triunfo. O Ginetta número 2 será pilotado por Gaethan Paletou e Michael Simpson, que esperam obter um melhor resultado no Estoril que na última prova em França, onde conheceram problemas mecânicos.
A VK by Speed Factory, actual segunda classificada no campeonato, alinha o habitual Ginetta Nissan nº 15 para Konstantin Calko, Jesus Fuster e Dainius Matijosaitis.
A equipa Villorba Corse pontifica no quarto posto da geral, e após ter obtido dois pódios nas duas últimas corridas, Roberto Lacarte e Giorgio Sernagiotto podem ainda aspirar a um segundo lugar no campeonato de 2015.
Mais interessante, a estreia de um Ligier JS P3 no ELMS. A equipa Graff Racing colocará em pista o c
Ficha Técnica
- Título Original
- Automobilismo: European Le Mans Series 2015