O Trovador
Melancolica, duelos, conflitos, revelações e um desfecho dramático unem-se nesta gloriosa ópera de Giuseppe Verdi, dirigida por Daniele Gatti.
Famosa ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi gravada na Casa de Ópera de Salzburgo, Áustria, e inserida no famoso evento de música e drama Festival de Salzburg.
Um elenco de exceção dá vida a uma das mais populares óperas deste compositor: Anna Netrebko, Plácido Domingo, Francesco Meli e Marie-Nicole Lemieux nos papéis principais.
Dirigida por Daniele Gatti, com libreto de Salvatore Cammarano e Leone Emanuele Bardare e inspirado na peça de Garcia Gutierrez.
"Il Trovatore" (em português "O Trovador") é uma ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi. Estreou no Teatro Apollo, Roma, a 19 de janeiro de 1853. Compõe, juntamente com "Rigoletto" e "La Traviata", a chamada "trilogia verdiana", formada pelas óperas mais populares de Verdi escritas em sequência.
Foi baseada no romance El Trobador, de Antonio García Gutiérrez.
Província de Aragão, na Espanha, início do século XV.
Ato I - O irmão mais novo do conde de Luna desapareceu há muitos anos. Conta-se que uma feiticeira fez-lhe um feitiço antes de ser queimada e que a filha dela raptou e matou a criança. Leonora (Anna Netrebko), prometida ao conde de Luna (Plácido Domingo), confia à sua criada Inês (Diana Haller) o seu amor por um trovador chamado Manrico (Francesco Meli), que não é outro senão o irmão de Luna. Os dois rivais confrontam-se, desconhecendo que são irmãos.
Ato II - Num acampamento de boémios, uma mulher, Azucena (Marie-Nicole Lemieux), evoca a execução de uma feiticeira. Ela revela a Manrico, que acredita ser seu filho, que não lançou nas chamas o irmão do conde, mas seu próprio filho. Mas se desdiz em seguida e confirma que Manrico é de facto seu filho. Leonora, acreditando-o morto, prepara-se para entrar no convento. No entanto, Manrico reaparece e convence-a a segui-lo.
Ato III - Azucena, capturada, declara que é a mãe de Manrico. Luna exulta. No momento em que Manrico e Leonora estão para se casar, eles tomam conhecimento que Azucena é levada à fogueira. Manrico parte em seu socorro.
Ato IV - Noite no castelo de Aliafera. Manrico é prisioneiro numa torre. Luna quer matar a mãe e o filho, mas Leonora suplica o perdão ao trovador. Em troca, ela será dele. Mas tudo acaba mal: Leonora envenena-se e Luna mata Manrico. antes de morrer. Por sua vez, Azucena exclama: "Estás vingada, mãe!" e revela ao conde que ele matou o seu irmão.
Ficha Técnica
- Título Original
- Il Trovatore
- Ano
- 2014
- Duração
- 150 minutos