Uma história de amor, simples e comovente, de uma vida que continua, deixando um ser para se perpetuar no corpo e alma de outro.
Weronika vive na Polónia. Véronique vive em Paris. Não se conhecem e não tem nenhuma relação. No entanto, são idênticas: ambas são esquerdinas, gostam de andar descalças, têm o mesmo brilho no olhar, uma voz sublime, um sentido musical absoluto e, acima de tudo, partilham o mesmo problema cardíaco dificilmente detetável...
Sem o saber, uma irá beneficiar das experiências e sabedoria da outra. Como se cada vez que a primeira se magoasse com um qualquer objeto a segunda evitasse tocar no mesmo. Uma história de amor, simples e comovente, de uma vida que continua, deixando um ser para se perpetuar no corpo e alma de outro.
Festivais e Prémios:
Festival de Cannes 1991 - Melhor Atriz, Prémio FIPRESCI e Prémio do Júri Ecuménico
Prémios César 1992 - Nomeação para Melhor Atriz e Melhor Música Original
Globos de Ouro 1992 - Nomeação para Melhor Filme Estrangeiro
National Society of Film Critics, E.U.A. - Melhor Filme Estrangeiro
Festival de Varsóvia - Prémio do Público
Krzysztof Kieslowsk é um dos nomes fundamentais no cinema europeu na última metade do século XX. Nascido na Polónia, inicia a sua carreira com a realização de documentários, e filma para a televisão a emblemática série "Décagolo", mas é através de filmes de produção francesa que atinge maior notoriedade.