Programas tv

Automobilismo: Rally de Portugal 2016

Imagem de Automobilismo: Rally de Portugal 2016

Géneros

  • Desporto

Informação Adicional

Entre 19 e 22 de maio, um dos melhores eventos do ano em Portugal... o mítico Rally de Portugal

A RTP irá acompanhar a 50ª edição do Vodafone Rally de Portugal, que decorre entre os dias 19 e 22 de maio, através de uma operação multiplataforma: televisão, rádio e online.
A Antena1 transmite em permanência na RÁDIO RALI, sempre que o Rali estiver na estrada, esta prova que irá trazer muitas emoções ao norte do país. De quinta a domingo, com diretos no final das classificativas, reportagens, comentários e entrevistas aos pilotos. A prova poderá também ser acompanhada em direto via stream em: http://radiorali.rtp.pt, com frequências em FM de rádios locais associadas em cada uma das classificativas.
A RTP1 e RTP2 irão também acompanhar as classificativas da prova em direto. Paulo Solipa e Fernando Petronilho serão os comentadores que irão acompanhar todas as emissões.
Os jornalistas Hélder Marques de Sousa, Eduardo Pestana e Hugo Cadete estarão no terreno em reportagem para nos darem a conhecer todos os pormenores desta competição. A coordenação da operação será do jornalista João Pedro Mendonça.
Mas esta operação vai também estar no online, onde será criado um espaço especifico no sítio da RTP, concretamente na área RTP Notícias.
Com um traçado similar ao do ano passado, o Vodafone Rally de Portugal 2016 terá 368 km cronometrados divididos por 19 classificativas. A grande novidade da edição deste ano é o Porto Street Stage, uma classificativa espetáculo de 1,85 km, na baixa da cidade Invicta, a realizar ao final da tarde do dia 20.

Calendário de transmissões:
Dia 19 19h00 - 20h30 (direto) RTP2 SS1 Lousada
Dia 20 19h00 - 19h58 (direto) RTP1 SS8/SS9 Porto
Dia 21 12h00 - 13h00 (direto) RTP2 SS12 Amarante
Dia 21 17h50 ? 19h00 (direto) RTP2 SS15 Amarante
Dia 22 09h05 - 10h00 (direto) RTP1 SS17 Fafe
Dia 22 12h05 - 12h58 (direto) RTP1 SS19 Fafe
As instalações da Exponor, em Matosinhos, irão voltar a acolher o posto de comando da prova, a generalidade das partidas e chegadas das etapas.
Tal como aconteceu na última edição da prova, o dia 19 (quinta-feira) é reservado ao shakedown, que se irá disputar no concelho de Paredes, com as últimas centenas de metros a decorrerem no interior das instalações do Kartódromo de Baltar.
A partida do rali terá lugar ao final da tarde, do mesmo dia, novamente em Guimarães, mantendo como pano de fundo o cenário belíssimo e muito evocativo do castelo que representa o berço da nacionalidade.
Em seguida, os concorrentes dirigir-se-ão à pista de ralicross de Lousada onde, a partir das 19h00, terá lugar a única super especial do rali, com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas e espectáculo garantido para dezenas de milhar de pessoas.
Na sexta-feira, dia 20, a prova desloca-se para o Alto Minho, onde terão lugar três classificativas distintas: as já conhecidas Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma delas com uma dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde.
E como grande novidade desta edição, terá lugar ao final da tarde do dia 20, a partir das 19h00, o Porto Street Stage, duas passagens por uma classificativa espectáculo centrada na Avenida dos Aliados e desenhada ao longo de 1.850 metros em vários arruamentos desta zona nobre da cidade do Porto.
Para além de levar o Rally de Portugal ao centro da capital nortenha e ao contacto com muitos milhares de espectadores, uma parte dos quais porventura não se deslocaria aos troços convencionais, o Porto Street Stage apresentará uma fórmula inovadora, permitindo a disputa, no mesmo espaço e praticamente em simultâneo, de duas provas de classificação. No sábado, dia 21, a caravana WRC avança para a região do Marão, onde se repetirá o figurino habitual, com uma dupla passagem por três troços diferentes, igualmente reconduzidos da edição anterior: Baião, Marão e Amarante, sendo este o mais longo de toda a prova, com 37,67 km.
A etapa de dia 22, domingo, é aquela que regista uma das alterações mais significativas, com a classificativa de Vieira do Minho a disputar-se por duas vezes a par do tradicional Fafe, sendo a segunda passagem nesta prova de classificação considerada o Power Stage.
A cerimónia final de consagração dos vencedores do Vodafone Rally de Portugal 2016, e aqui estamos a falar de mais uma importante novidade desta edição, terá lugar num local emblemático da cidade de Matosinhos, na Marginal da cidade. Os vencedores serão consagrados em frente à praia, em Matosinhos.
Com uma extensão total de 1.688 km, dos quais 368 km competitivos distribuídos por 19 provas de classificação, o Vodafone Rally de Portugal 2016 mantém as características que estiveram na base do sucesso da edição anterior, afirmando-se como uma prova contemporânea, compacta e perfeitamente adaptada às expectativas da FIA, do promotor e dos participantes.

Ficha Técnica

Título Original
Automobilismo: Rally de Portugal 2016