Ep. 1
Manuela recebe um telefonema da editora, que a deixa furiosa, porque já não vai fazer o lançamento do livro na data que haviam estipulado. Confessa a Telmo que lhe está tudo a correr mal, ultimamente até a sua filha Sofia lhe tem dado preocupações, conta-lhes que ela se afastou novamente de Ricardo. Telmo diz a Manuela que lhes lançou as cartas e que não foram feitos um para o outro, assunto que deixa Manuela ainda mais irritada.
Romão recebe a indicação do seu advogado que deverá ter de pagar cerca de 5000 euros de multa, e fica furioso. Conta a Gil que precisa de desaparecer para ir descansar e de seguida liga a Sandra para se encontrarem, o que fica agendado para mais tarde.
Sofia vai visitar Luís a casa, e é Felícia quem lhe abre a porta e aproveita a oportunidade para pedir a Sofia que não o faça sofrer. Sofia entra e deixa Luís muito contente. A farmacêutica confessa que não sabe lidar com a situação, conta que pediu um tempo a Ricardo e que não quer magoar nenhum dos dois. Luís pede a Sofia que siga o seu coração, que o que sentem é único.
Valentim conta a Carmen que Luís recebeu a visita de Sofia. Carmen disfarça o seu incómodo e desvia a conversa para o temporal que está previsto, e em seguida acertam os cuidados a ter para que consigam evitar grandes estragos.
Pedro caminha até ao Castelo de Montemor, recorda os momentos em que a sua vida e de Sofia estiveram em risco, e sente a enorme responsabilidade de tomar a decisão certa.
Sofia conta a Dulce que foi visitar Luís, diz-lhe ainda que vai voltar a falar com Ricardo, e que não foi completamente sincera com ele mas que pretende ser. A amiga sugere que ela e Luís frequentem as suas aulas de dança, desabafndo sobre a sua falta de alunos.
Arnaldo coloca posters a publicitar as aulas de dança de Dulce, num gesto de generosidade. Domingos entende que ele devia pedir algo em troca. Chega Valentim e reúne todos os elementos para os informar do comunicado da proteção civil. O comandante pede que estejam atentos e disponíveis para as próximas horas porque prevê que surjam muitos pedidos de apoio.
Sandra encontra-se com Romão e acertam que vão passar um fim-de-semana juntos a Paris.
Manuela está irritada com o atraso de Romão para jantar e troca algumas acusações com Adelaide, porque a irmã foi procurar Pedro. Cândida tenta amenizar a conversa entre as duas, mas sem sucesso.
António chama a atenção ao filho, porque não pode estar sempre ao telemóvel. João reage mal diz ao pai que ele acha que faz tudo mal. Cremilde chama a atenção de António diz-lhe que se alguma coisa não está a correr bem não pode descarregar em cima dela e do filho.
Jorge vai visitar Pedro e este diz que não quer operar o aneurisma. Jorge fica frustrado e sai, enquanto Pedro se sente impotente porque não consegue fazê-lo compreender o porquê da sua decisão.
Na herdade estão muito apreensivos com os efeitos nefastos do temporal. Felícia pede a Carmem e a Rogério que fiquem resguardados do mau tempo, para não ficarem doentes. A tempestade piora, ouvindo-se o som violento do vento e da chuva.