Ep. 1
Manuela conta a Cândida, que falou com Sofia acerca de Pedro. Disse-lhe que o pai regressou a Montemor apenas para lhe fazer concorrência. Cândida nega essa intenção de Pedro, comenta que vai contra a natureza dele. Conta à filha que devia ter acreditado no Telmo, ele avisou que ia surgir uma surpresa inesperada a nível profissional e financeiro. Manuela nem quer acreditar que a sua mãe, subestima a concorrência de Pedro e acredita nos disparates de Telmo.
Romão conta a Gil que está a avançar com a exploração de cobre. Gil tenta adivinhar a reação de Carmen quando souber, mas Romão desdramatiza, dizendo que não terá outra hipótese, senão resignar-se. Gil alerta que fizeram uma nova descarga, mas Romão está confiante de que não vai haver reclamações dos pescadores. O telemóvel de Romão toca, mas ninguém fala.
António liga para o número que está no papel. Atendem, e ele desliga. Lembra-se do filho lhe ter contado que a Rita, apanhou Romão com uma mulher. Fica intrigado pela parecença da voz.
Adelaide pede desculpa a Pedro pelo seu ataque a Carmen. Comenta que viu o artigo no jornal sobre ele. Pedro nega a sua influência no caso, mas Adelaide gaba-lhe a sua humildade.
Manuela está a dar uma consulta, até ser interrompida pela entrada de um Fiscal da Fismed. É informada que encontraram substâncias químicas prejudiciais ao consumidor nos comprimidos Vitalonga. O Fiscal apresenta a ordem de encerramento do estabelecimento, apreensão do stock existente e é lhe retirada a licença de venda de produtos para consumo. Manuela fica em choque.
Os bombeiros regressam do combate a um fogo. Arnaldo sofre com muita comichão no corpo, ao ponto de se despir. Para grande surpresa dele, Armando sai de dentro da sua farda. Fica enternecido pela atitude de Armando e vai buscar a sua gaiola. Quando se apercebe que tem outro hamster lá dentro, Evelina vê-se obrigada a assumir o que aconteceu. Arnaldo censura-os por desconhecerem que os hamsters hibernam, mas agradece-lhe a oferta da Jaqueline.
Rogério conta a Luís que foi feita uma nova descarga. Desagradado com a situação, Luís vai falar com a mãe acerca do assunto.
Manuela furiosa, conta a Romão e Cândida as decisões do Fismed. Promete vingar-se de Pedro, enquanto que Cândida, volta a elogiar a interpretação das cartas feita pelo Telmo.
Júlia vai à farmácia, conta que Manuela foi obrigada por um fiscal de uma autoridade médica, a fechar o consultório e também foi proibida de vender produtos. Ricardo fica tenso.
Romão ameaça Pedro de o matar, caso ele não deixe Manuela e a sua família em paz. Pedro fica tenso, sabe que Romão é capaz de matar. Dá-se conta que a vida de Sofia pode estar em risco, caso Romão o mate. Teme que se lhe disser, ele não perceba.
Pedro conta a Jorge que Romão esteve na sua oficina, foi lá ameaça-lo. Mostra receio no que pode acontecer a Sofia, mas não revela ao amigo que Romão o ameaçou de morte.
Sofia vai visitar Manuela, quer saber o que se passou com Fismed. Manuela vitimiza-se, diz-lhe que faz tudo parte de um plano de Pedro Homem, que a quer destruir. Enumera que primeiro, ele sai no jornal e depois encerra-lhe o consultório. Sofia vai tomando o partido da mãe, propõe à mãe recorrer da decisão da Fismed. Manuela quer consolar a filha pelo final do namoro, mas Sofia lembra-a de que nunca gostou de Luís.
Rita envia uma mensagem a Gustavo, dizendo que quer marcar um encontro para o conhecer. Gabriel mente, dizendo que estuda em Bragança, mas que virá um dia conhece-la.
Os pescadores, Carmen e António estão novamente reunidos por causa da nova descarga na albufeira. António, para perplexidade de todos os presentes, defende a possibilidade de não serem provenientes da Pecuária. Defende que já fizeram todas as diligências e devem deixar o assunto com as autoridades. Todos se insurgem e negam baixar os braços, acertam uma manifestaç