Programas tv

Literatura Aqui

Esta semana, há fogo na Literatura Aqui

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Esta semana, há fogo na Literatura Aqui

Episódio 28 de 42 Duração: 30 min

No coração da mata, Pedro Lamares convida a um roteiro de versos e prosas com fogo. Seja o que simboliza renascimento e renovação; seja o destruidor que queima sem deixar esperança de regeneração. Começamos com poemas de Fernando Luís Sampaio, alguns pela voz de Filipa Leal: "Como se perde o fogo / traficado nas memórias / e fica apenas esta pedra".
Depois é tempo de conhecer "Mulheres Fora da Lei" julgadas e condenadas em Portugal nos últimos três séculos. O trabalho de investigação, também no feminino, é da jornalista Anabela Natário. Seguimos "Por Esse Mundo Acima", de Patrícia Reis, entre escombros, sobreviventes e desamparo: "Há destroços, pedaços de roupa e caixotes do lixo abandonados, toda uma coreografia que a natureza desenha sozinha." A nota de esperança chega numa "Nuvem Vitória" que leva sonhos em forma de livro às crianças hospitalizadas.
Antes do fecho, não precisamos mais do que cinco minutos para tomar "Café Amargo" e conversar com a siciliana Simonetta Agnello Hornby.
Pedro Lamares despede-se com palavras de Herberto Helder e a encerrar José Miguel Silva e Isabel de Sá acompanhados por alguns destroços e paisagens escuras.

Ficha Técnica

Título Original
Literatura Aqui 2017
Produção
Até ao Fim do Mundo
Ano
2017
Duração
30 minutos
Série
III