Programas tv

Táxi de Jafar Panahi

Táxi de Jafar Panahi

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Um retrato da sociedade iraniana, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2015, captado pelo realizador Jafar Panahi através de uma câmara instalada num táxi

Um táxi, conduzido pelo realizador Jafar Panahi circula pelas ruas coloridas e vibrantes de Teerão. Vários passageiros vão conversando com o taxista sobre as suas opiniões.
Na viagem até ao destino falam de temas tão variados como a política nacional, os costumes locais ou a liberdade de expressão. As conversas captadas através de uma câmara instalada no táxi criam uma espécie de mosaico da sociedade iraniana.

Preso pela primeira vez em julho de 2009, Jafar Panahi ficou com o passaporte apreendido e foi proibido de sair do Irão. Em março de 2010 foi detido em Evin, Teerão, onde ficou até finais de maio e saiu sob fiança. Em dezembro desse ano foi condenado a seis anos de prisão e 20 anos de proibição de filmar ou sair do país por, alegadamente, realizar "filmes críticos do regime".
Neste falso documentário, que realizou apesar das restrições legais que lhe foram impostas, Jafar Panahi instala uma câmara dentro de um táxi que circula pelas ruas de Teerão e capta o espírito da sociedade iraniana.

Ficha Técnica

Título Original
Taxi
Realização
Jafar Panahi
Produção
Jafar Panahi
Autoria
Jafar Panahi
Ano
2015
Duração
77 minutos