Programas tv

Canhão de Boca

Canhão de Boca

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Um documentário de Ângelo Lopes sobre a construção da liberdade em Cabo Verde, a partir da rádio, que combina dois tempos: o presente e o passado históricos

No contexto de luta de libertação de Guiné-Bissau e Cabo Verde, Amílcar Cabral usava a expressão "Canhão de Boca" para se referir à Rádio Libertação como arma mais poderosa do que todo o arsenal de guerra que pudessem possuir.
A partir da experiência cabo-verdiana e com um olhar sobre o mundo, o documentário "Canhão de Boca" ficciona um programa de rádio com Amélia Araújo, uma das vozes da Rádio Libertação que deu corpo aos programas de difusão dos ideais da luta entre 1964 e 1973 e Rosário da Luz, voz que incorpora a informação crítica como luta da desconstrução contemporânea em Cabo Verde. As suas lutas são próprias de cada tempo, mas são, na sua essência, lutas comuns.

Canhão de Boca é um documentário sobre a construção da liberdade em Cabo Verde, a partir da rádio, que combina dois tempos, o presente e o passado históricos. Sintoniza, assim, tanto a frequência das vozes do contemporâneo: a economista e comentarista Rosário Luz e o diretor da Rádio Morabeza, Nuno Ferreira, como as da Rádio Libertação, com Amélia Araújo, locutora das emissões em português - a voz mais conhecida da rádio criada em 1967 - e que foi crucial para difundir os ideais do Partido Africano para a independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Ficha Técnica

Título Original
Canhão de Boca
Realização
Ângelo Lopes
Produção
Samira Pereira / O2 Lda.
Ano
2016
Duração
52 minutos