Programas tv

A Criança Roubada

Imagem de A Criança Roubada

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Durante a brutal ocupação de Timor-Leste pela Indonésia milhares de crianças foram roubadas, assim como muitas outros recursos naturais do país

Esta é a historia de José Abdul Rahman. Em 1978 José, que tinha oito anos na altura, estava escondido no Monte Matebian quando um avião deitou uma bomba, matando 22 pessoas da sua família. Ele salvou-se, fugiu das montanhas e começou a seguir um batalhão indonésio. Os soldados forçaram Jose, e muitos outros rapazes, a trabalhar como servidores (TBO). Em 1979 os soldados levaram as crianças de barco para Indonésia.
Um documentário da realizadora Lurdes Pires.

O filme começa depois de trinta e cinco anos com José e a sua família a prepararem-se para viajar para Timor-Leste. Em 2015 uma ONG encontrou a família dele em Timor-Leste. Em Kalimantan José e a sua esposa, Sri, são gente de fora. José é Timorense e Sri é de Java. Eles não têm família. Eles esperam encontrar uma família alargada em Timor Leste que os vai receber bem e, possivelmente, um futuro melhor.
O filme mostra a relação entre José e a sua família Timorense. Será que as tensões da guerra com Indonésia vão afetar a relação deles? Poderão Muçulmanos e Católicos aceitarem-se uns aos outros? A reunião será um verdadeiro teste para saber se as duas nações podem se reconciliar e perdoar.
A família timorense de José acreditava que ele tinha morrido e fizeram uma cerimónia animista tradicional que libertou o espírito dele. Ele é como um espírito (uma alma) que não pode pertencer ao mundo humano. José vai voltar a Timor para passar por outra cerimónia para o tornar inteiro de novo, para o trazer de novo ao mundo dos vivos. Mas será que ele é o mesmo homem que saiu de Kalimantan? Será que ele vai conseguir se fixar na sua casa velha? Ou será que José e a sua família são forçados a decidir a vida entre Indonésia e Timor-Leste?

Ficha Técnica

Título Original
A Criança Roubada
Realização
Lurdes Pires
Produção
Fair Trade Films
Música
Osme Gonçalves, Jamie Saxe, Anito Matos e Helder de Araújo, Alicia Maia, Frank Canale
Ano
2016
Duração
53 minutos