Programas tv

Silvestre

Silvestre

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Silvestre, de João César Monteiro, é um clássico do cinema português moderno e uma das mais belas obras do realizador

O filme é inspirado em dois contos tradicionais portugueses, "A Donzela Que Vai à Guerra", de origem judaica peninsular, e a lenda da "Mão do Finado", de tradição oral e que faz parte do ciclo do Barba Azul. O cineasta promove aqui o retorno a um passado histórico e mítico e às raízes do país para retratar a alma portuguesa.
O filme marca a estreia em cinema da jovem atriz Maria de Medeiros, que interpreta o papel de Sílvia, uma donzela prometida em casamento a um rico proprietário de hábitos grosseiros.

A ação passa-se no século XV. D. Rodrigo (João Guedes) tem duas filhas, uma legítima e outra bastarda, Sílvia (Maria de Medeiros) e Susana (Teresa Madruga). Sentindo-se velho e sem herdeiro varão, D. Rodrigo combina o casamento de Sílvia com um nobre rico seu vizinho, D. Paio (Jorge Silva Melo), com o propósito de alargar os
seus domínios. D. Rodrigo parte para a corte, para convidar o rei para a boda, e recomenda às filhas que não abram a porta a ninguém.
Um dia, Sílvia, desobedecendo às ordens do pai, dá guarida a um peregrino (Luís Miguel Cintra). Aí começam uma série de insólitos acontecimentos. Revelando ser um malfeitor, o peregrino é ferido e vai assumir diferentes identidades em busca da vingança. D. Rodrigo é raptado e Sílvia disfarça-se de cavaleiro, com o nome de Silvestre, partindo para a guerra em auxílio do pai.

Ficha Técnica

Título Original
Silvestre
Intérpretes
Maria de Medeiros, Teresa Madruga, Luís Miguel Cintra, Jorge Silva Melo, Cucha Carvalheiro, João Perry...
Realização
João César Monteiro
Produção
V.O. Filmes
Autoria
Arg: João César Monteiro
Ano
1980
Duração
120 minutos