O Inquieto
Filme do cineasta português Miguel Gomes ("Aquele Querido Mês de Agosto", "Tabu"), 1º volume da trilogia "As Mil e uma Noites", que inclui "O Desolado" e "O Encantado", uma história sobre o Portugal de hoje inspirada em Xerazade
Num País Europeu em crise, um realizador propõe-se construir uma ficção a partir da miserável realidade onde está inserido. Incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente dando lugar à bela Xerazade. A princesa precisa de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias de Portugal. Para ganhar mais um dia de vida, conta ao rei as inquietantes maldições que se abatem sobre o país. Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: "Escuta ó venturoso Rei, fui sabedora de que a um triste país entre os países onde assomavam as ruínas e o povo andava à míngua?"
Uma história sobre o Portugal de hoje, inspirada em Xerazade e em factos ocorridos entre 2013 e 2014, partindo das notícias que os jornalistas Maria José Oliveira, Rita Ferreira e João Dias reuniram sobre a sociedade portuguesa.
As Mil e uma Noites, cuja estreia aconteceu em maio na Quinzena dos Realizadores de Cannes, tem a duração de seis horas e está dividido em três volumes autónomos. O Inquieto, O Desolado e O Encantado são os títulos dos três filmes em que se divide a trilogia de Miguel Gomes.
A colecção toma o título - e a estrutura - dos famosos contos árabes clássicos em que a princesa Xerazade oferecia todos os dias, em troca da sua vida, uma história nova ao rei Shahriar. Todos os volumes d´"As Mil e Uma Noites" de Miguel Gomes são também narrados por uma Xerazade e começam por parafrasear a contadora de histórias original: "Escuta, ó venturoso rei, fui sabedora de que, num triste país entre os países..."
As filmagens do tríptico decorreram ao longo de um ano, começando em Agosto de 2013, a partir de um guião em construção que tinha como base histórias recolhidas na sociedade portuguesa contemporânea por um grupo de jornalistas: Maria José Oliveira, Rita Ferreira e João Dias.
O realizador descreve o projeto como um misto de "ficção e retrato social, tapetes voadores e greves", lembrando que "imaginário e realidade nunca puderam viver um sem o outro (e Xerazade bem o sabe)".
Desde a sua estreia na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, onde foi calorosamente recebido, O Inquieto percorreu os grandes festivais de cinema internacionais, arrecadando distinções como o Prémio da Crítica Internacional (Fipresci) ou o prémio máximo da selecção oficial do Festival de Cinema de Sydney.
Próximas emissões deste programa
Ficha Técnica
- Título Original
- As Mil e Uma Noites, Volume 1, O Inquieto
- Intérpretes
- Miguel Gomes, Carloto Cotta, Adriano Luz, Rogério Samora, Maria Rueff
- Realização
- Miguel Gomes
- Produção
- O Som e a Fúria
- Autoria
- Argumento: Miguel Gomes, Mariana Ricardo, Telmo Churro
- Ano
- 2015
- Duração
- 120 minutos