Mefistófeles
Ópera do compositor italiano Arrigo Boito, com Erwin Schrott, Charles Castronovo e Alex Penda e com a participação do Philharmonia Chor Wien e da Orquestra Filarmónica de Munique, sob a direção do maestro Stefan Soltesz
A única ópera completa do compositor e libretista italiano Arrigo Boito, Mefistófeles, gravada em Baden-Baden, conseguiu a rara coincidência de alcançar os elogios dos críticos e do público.
Um espetáculo inebriante e inesquecível onde a personagem principal é interpretada pelo extraordinário baixo-barítono uruguaio Erwin Schrott, que já tinha apresentado um excelente Mefistófeles na Ópera Fausto de Gounod, numa mistura de amante latino, brincalhão e demónio. Na sua obra, Arrigo Boito combina influências de Verdi e Wagner, coros vibrantes e melodias intricadas acompanhadas por uma música quase cinematográfica.
Ópera em um prólogo, quatro atos e um epílogo, Mefistófeles de Arrigo Boito é a mais abrangente de todas as obras músico-dramáticas baseadas no texto de Goethe. O compositor e libretista centra-se na figura de um brilhante e cruel Mefistófeles e inclui duas cenas do Segundo Fausto e o Prólogo no Céu da primeira parte da obra de Goethe. Musicalmente Mefistófeles é um dos mais fascinantes exemplos da ópera romântica italiana.
Nas vastas regiões do paraíso, Mefistófeles aposta que é capaz de destruir a alma de Fausto.
Mefistófeles visita Fausto e propõe-lhe um acordo: concede os seus préstimos a Fausto e em troca ele o servirá no inferno por toda a eternidade. Fausto aceita o contrato com o Demónio, desde que a sua vida termine apenas quando estiver suficientemente satisfeito.
Fausto é agora jovem e belo e está encantado com a donzela Margarida. Com a ajuda de Mefistófeles, Fausto seduz a jovem.
Margarida é acusada da morte da mãe. Fausto tenta convencê-la a fugir com ele mas ao reconhecer em Mefistófeles o Diabo prefere encarar a condenação. Margarida morre rezando pelo perdão divino e coros celestiais anunciam a sua salvação.
Desolado, Fausto pede a Mefistófeles que o leve até à Grécia Antiga. Fausto seduz Helena de Tróia e os dois são levados para uma noite de encantamento.
Elenco:
Erwin Schrott (Mefistófeles)
Charles Castronovo (Fausto)
Angel Joy Blue (Elena)
Alex Penda (Margherita)
Jana Kurucová (Marta)
Bror Magnus Todenes (Wagner)
Luciana Mancini (Panthalis)
Rudolf Schasching (Nerèo)
Coro Filarmonia de Viena
Orquestra Filarmónica de Munique
Direção de Stefan Soltesz
Encenação: Philipp Himmelmann
Cenografia: Johannes Leiacker
Figurinos: Gesine Vollm
Gravado no Festival de Baden Baden em 2016
Ficha Técnica
- Título Original
- Arrigo Boito: Mefistofele
- Realização
- Nele Munchmeyer
- Produção
- EuroArts Music
- Duração
- 141 minutos