Fome
Um filme documentário explosivo, desafiador e inesquecível com direção do cineasta britânico Steve McQueen e argumento do escritor irlandês Enda Walsh, que conta com a interpretação magistral de Michael Fassbender
"Fome" mergulha na vida dramática e violenta da prisão e revela-nos não só a realidade chocante do quotidiano dos prisioneiros mas também o que acontece quando o corpo e a mente são levados ao limite. O filme recria a história da greve de fome do IRA, em 1981, liderada por Bobby Sands.
Primeiro filme do cineasta britânico Steve McQueen (12 Anos Escravo, Vergonha), que conta com a interpretação magistral de Michael Fassbender.
Prisão de Maze, Belfast, Irlanda do Norte, 1981. Bobby Sands (Michael Fassbender), ativista do IRA, começa uma greve de fome. Em protesto contra o tratamento que têm os prisioneiros e em luta pelo estatuto de presos políticos para os ativistas do IRA, Bobby Sands acaba por se transformar num símbolo da luta armada do grupo.
Filme apresentado na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes (2008), onde conquistou a Caméra d´Or, atribuída à melhor primeira obra apresentada no festival.
Ficha Técnica
- Título Original
- Hunger
- Intérpretes
- Michael Fassbender, Liam Cunningham, Larry Cowan, Stuart Graham
- Realização
- Steve McQueen
- Produção
- Blast! Films Production
- Autoria
- Argumento: Enda Walsh, Steve McQueen
- Música
- David Holmes
- Ano
- 2008
- Duração
- 91 minutos