La Pointe Courte
Primeira longa-metragem realizada pela cineasta belga Agnès Varda com Philippe Noiret e Silvia Monfort nos principais papéis
A conturbada relação de um casal e o conflito entre pescadores e autoridades. Duas histórias diferentes, sem relação entre si, que se interligam no bairro piscatório de Pointe Courte, Séte, França.
Primeira longa-metragem da cineasta belga radicada em França Agnès Varda, tida como precursora da Nouvelle Vague, que se tornou a primeira mulher a receber a Palma de Ouro Honorária no Festival de Cannes de 2015.
No bairro piscatório de Pointe Courte vários pescadores lutam contra a proibição decretada pelas autoridades sanitárias e pelo departamento de pescas. A captura de marisco está interdita numa pequena lagoa onde as autoridades detetaram níveis elevados de uma bactéria que põe em risco a saúde pública. Ignorando a proibição, muitos continuam a pescar e colocam à venda o marisco misturado com o de áreas autorizadas.
Passeando pela vila, um casal conversa e repensa o seu casamento. O marido veio visitar o lugar onde nasceu e passou a infância. Embora acontecimentos do passado, como infidelidade, possam motivar a separação, a mulher contempla o fim da relação pela perceção que tem de um verdadeiro amor. Talvez conhecendo um pouco do passado do marido como residente de Pointe Courte lhe dê um melhor entendimento da sua personalidade.
Ficha Técnica
- Título Original
- La Pointe Courte
- Intérpretes
- Philippe Noiret, Silvia Monfort
- Realização
- Agnès Varda
- Autoria
- Argumento: Agnès Varda
- Música
- Pierre Barbaud
- Ano
- 1955
- Duração
- 80 minutos