Programas tv

Kintal di Belinha

Cremilda Medina

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

Cremilda Medina

Episódio 1 de 13 Duração: 60 min

Num quintal em festa, "Belinha", a anfitriã, recebe os principais artistas de música tradicional cabo-verdiana para noites de tocatina ao som de mornas, coladeiras, batuque e vários outros ritmos que fazem parte do cancioneiro de Cabo Verde.
Cremilda Medina é a convidada deste episódio do Kintal di Belinha.
Natural de São Vicente, Cremilda Medina, com apenas nove anos de idade participou no concurso musical "gala dos pequenos cantores, onde cantou e encantou o público.
Aos dezanove, entrou para o grupo musical juvenil "rytmos" que animava festas e acontecimentos sociais da ilha. Mas Cremilda Medina só veio a ser conhecida quando participou do concurso "Talentu strela", tanto na primeira edição como na segunda edição, sendo que na segunda teve pontuação máxima do júri, e ficando em terceiro lugar.
Em 2011 ganhou o prémio de melhor intérprete Feminina na gala "Mindel Prémio".
Estando a morna sempre no centro do seu repertório, em 2012 Cremilda foi cabeça de cartaz de 11ª edição do festival de mornas na ilha da Boavista sob o lema "Morna, nôs Símbolo, nôs cultura".
Em 2013 recebeu a nomeação de melhor intérprete individual feminina na gala "Mindel Awards", em São Vicente.
Atuando em vários palcos nacionais, 2014 foi o ano em que a jovem teve a oportunidade de pisar palcos internacionais num concerto em Portugal com um auditório completamente cheio.
Em outubro de 2016 lança p seu primeiro single "raio de sol", uma morna em homenagem à sua avó "Bia".
2017 começou a sorrir para a bela voz mindelense que recebeu a sua primeira nomeação internacional nos "Internacional Portuguese Music Awards, para "Music Video of the year" nos Estados Unidos da América com o single "raio die sol".
Com o mesmo single, recebe também no mesmo ano a nomeação para os Cabo Verde Music Awards, para a categoria de melhor morna, melhor videoclip e vence o Sapo Award CVMA 2017, artista mais popular da internet. Ainda no mesmo ano, lança o seu primeiro disco, "Folclore" onde Cremilda explora os ritmos tradicionais em especial a morna e a coladeira, onde aventurou-se pelo fado numa composição de "sou crioula" com a letra do escritor português José Eduardo Agualusa.
Cremilda Medina que já partilhou o palco com inúmeros artistas nacionais e internacionais, tem como principais referências a cantora Cesária Évora, Bana, Ildo Lobo, Morgadinho, e Paulino Vieira.

Ficha Técnica

Título Original
Kintal di Belinha
Produção
Agência Cabo-verdiana de Imagens
Ano
2018
Duração
60 minutos
Série
2