Programas tv

Carmina Burana

Imagem de Carmina Burana

Géneros

  • Artes e Cultura

Informação Adicional

Cantata do compositor alemão Carl Orff, uma das obras mais célebres da música clássica, numa gravação efetuada no Teatro Antigo de Orange, França

Cantata cénica em um prólogo e três partes, para soprano, tenor (ou contratenor), barítono, coro infantil, coro misto e orquestra, Carmina Burana foi composta pelo pedagogo musical alemão Carl Orff sobre poemas estudantis medievais (séculos XII-XIII). Gravado no Teatro Antigo de Orange, França.

Os textos foram encontrados no mosteiro de Benediktbeuern na Baviera e publicados em 1847. O seu carácter satírico e erótico atraiu a atenção do compositor por se adequarem ao estilo "neopagão" que queria fundar e que se adaptava aos nazis que se encontravam no poder na Alemanha desde 1933.
Composta em 1936-37, e estreada em Francfort-sur-le-Main a 8 de junho de 1937, a Cantata, que fez com que o seu autor fosse considerado pelos nazis como o seu compositor oficial, não tem nada em comum com a música medieval dessas canções, descoberta posteriormente.
Sem qualquer continuidade dramática, a Cantata começa com uma homenagem à deusa da fortuna, depois uma exaltação à primavera, uma meditação sobre os caprichos da existência, uma ode aos prazeres do jogo e da bebida, pontuada de piadas anticlericais, para terminar com uma celebração ao amor, um final brilhante para uma das obras mais populares da música clássica.

Ficha Técnica

Título Original
Carmina Burana
Produção
Morgane Production
Ano
2014