Uma viagem sobre o amor num filme realizado por Ivo M. Ferreira
Uma viagem sobre o amor. Filme do cineasta português Ivo M. Ferreira ("Cartas da Guerra", "Hotel Império").
A história de um fotógrafo que parte numa viagem à volta do mundo para fotografar pessoas e entrevistá-las sobre o que pensam do amor.
Vicente, fotógrafo profissional numa revista de viagens, embarca num avião com destino ao Egipto para fazer uma reportagem sobre o Deserto Branco. Durante o voo, conhece duas hospedeiras, Maria e Joana. Prestes a regressar a Lisboa, passa a noite com as duas e acaba por revelar um projeto de trabalho que anda a adiar há muito: fotografar pessoas e entrevistá-las sobre o que pensam do amor. No dia seguinte, traça no mapa uma linha entre o Cairo e Macau - a linha do Trópico de Câncer. Despede-se de Maria e parte numa viagem que o vai levar a atravessar o mundo.
A Índia é a primeira paragem de um percurso que o levará à Tailândia, Vietname, Nepal, Laos, e às sociedades matriarcais da China. Das viagens vão resultando diferentes histórias e perspetivas sobre o amor. Entretanto, conhece Blaise, um turista acidental belga. Entrevista-o e tornam-se companheiros de viagem durante algum tempo. Mas as posições invertem-se e chega a vez de Blaise confrontar Vicente e obrigá-lo a refletir sobre o que significa para ele o amor. Vicente chega, finalmente, a Macau, no dia da passagem da administração portuguesa para a China. Aí conhece uma rapariga, cantora no bar White Swan, e pensa ter descoberto o amor, mas nunca mais torna a vê-la. Só lhe resta a sua imagem.