Drama histórico de Wolfgang Murnberger, baseado numa história verdadeira: a amizade entre o escritor Erich Kastner e o seu maior admirador.
Baseado numa história real, "Kastner e o Pequeno Terça-Feira" conta a história da amizade incomum entre o escritor sem filhos Erich Kastner e o ator órfão Hans na Berlim dos anos 30.
Um filme que retrata a grande importância da amizade, lealdade e sinceridade.
Berlim, 1929. O escritor Erich Kastner (Florian David Fritz) acaba de publicar o primeiro livro infantil, "Emil e os Detetives", que rapidamente se torna um sucesso. Um dos seus admiradores é o jovem Hans-Albrecht Lohr (Nico Ramon Kleemann), que escreve a Kastner uma carta brilhante com o desejo de o conhecer pessoalmente. Kastner fica lisonjeado com a admiração do garoto. O sonho de Hans torna-se realidade quando o livro é transformado em filme, em 1931, e Hans é escolhido para o papel de Little Tuesday.
Entre o menino e o escritor desenvolve-se uma amizade profunda, até que os nazis chegam ao poder. Os livros de Kastner são banidos pelo Terceiro Reich e queimados publicamente. Hans é convocado para a Juventude Hitleriana, o seu herói torna-se um perigo e a amizade é colocada à prova.
Emil Kastner (1899-1974) foi um autor, poeta, argumentista e humorista alemão conhecido sobretudo pelos seus poemas satíricos, crítica social e livros infantis, incluindo "Emil e os Detetives". Kastner era um pacifista e escreveu para crianças por acreditar no poder regenerador da juventude. Opositor ao regime Nazi, os seus livros foram destruídos durante a queima de 10 de maio de 1933 por serem "contrários ao espírito alemão".
Um dos seus livros infantis mais populares "Lottie e Lisa" serviu de inspiração ao divertido filme norte-americano "Pai para Mim... Mãe para Ti".