Anne Morgan, Uma Americana na Grande Guerra
A história pouco conhecida de Anne Morgan e da reconstrução do norte da França após a Primeira Guerra Mundial
De 1917 a 1924, Anne Morgan, uma rica herdeira americana que se mudou para França, empregou a sua fortuna e os frutos de uma intensa campanha de angariação de fundos na reconstrução da Picardia, uma região devastada pela Grande Guerra.
Através de filmes, arquivos fotográficos de Anne Morgan e cartas escritas pelas voluntárias, este documentário revela as fabulosas aventuras destas heroínas da vida real e fornece uma visão sem precedentes da reconstrução do norte da França após a Primeira Guerra Mundial.
Filha do abastado banqueiro John Pierpont Morgan, Anne Morgan estava na vanguarda do feminismo e das ações humanitárias. Com a ajuda de cerca de 350 mulheres americanas, desejosas de emancipação, fundou o CARD - Comité Americano para as Regiões Devastadas. Estas mulheres de boa vontade tinham uma grande tarefa: providenciar às famílias bens essenciais, como medicamentos, roupa, móveis e utensílios de cozinha.
Anne Morgan sabia como usar o poder das imagens para promover as suas campanhas. Uma inovadora forma de angariação de fundos que convocou cineastas e fotógrafos a mostrar ao público americano a devastação causada pela 1ª Guerra Mundial bem como o trabalho de reconstrução que o CARD realizava. Graças a uma notável combinação de criatividade e pragmatismo conseguiu manter o Comité no centro das atenções e angariar quase 5 milhões de dólares, uma quantia considerável para a época.
Ficha Técnica
- Título Original
- Anne Morgan
- Realização
- Sylvain Bergère
- Produção
- Artline Films, France 5, Histoire, The Franco-American Museum of the Chateau de Blerancourt
- Autoria
- Escrito por: Benoit Gautier, Sylvain Bergère
- Música
- Jérôme Dedina, Trompettes, Stéphane Baudet
- Ano
- 2017
- Duração
- 52 minutos