Programas tv

IA vs Cérebro Humano: O Confronto Final

Imagem de IA vs Cérebro Humano: O Confronto Final

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário fascinante sobre o progresso e os limites da Inteligência Artificial

Em maio de 2014, o físico Stephen Hawking e eminentes cientistas alertaram para a evolução da Inteligência Artificial. O seu desenvolvimento descontrolado poderia levar ao fim da humanidade. Entre fantasia e realidade o que é realmente capaz de fazer a Inteligência Artificial? Pode no futuro tornar-se tão perigosa como dizem?

Os avanços recentes da Inteligência Artificial são para alguns um aviso à humanidade: devemos num futuro próximo temer, e antecipar, uma tomada de poder destas super inteligências?
As grandes empresas da Net (Google, Amazon, Facebook, IBM), que concentram atualmente a investigação e o desenvolvimento da Inteligência Artificial, começam a equipar massivamente a nossa sociedade. Reconhecimento de imagem, diagnóstico médico, veículos autónomos, apoio à criação artística, a Inteligência Artificial está por todo o lado e ultrapassa os humanos em muitas tarefas consideradas "intelectuais". E com uma explicação simples, o seu funcionamento é inspirado nos neurónios e na organização do cérebro.
A Inteligência Artificial não é mais do que um grande algoritmo que efetua super cálculos programados, e que é agora capaz de aprender. Mas apesar dos algoritmos cada vez mais eficientes, da rapidez de cálculo e da maior capacidade, será que as máquinas são capazes de alcançar o nível de inteligência dos humanos? Perceberão o mundo tal como nós o aprendemos a fazer desde tenra idade? Será que estamos prestes a perder o controlo das nossas vidas e do nosso futuro? O documentário de Guilain Depardieu e Thibaut Martin investiga o nascimento de uma outra forma de inteligência.

Ficha Técnica

Título Original
L´Intelligence Artificielle Va-t-Elle Nous Dépasser?
Realização
Guilain Depardieu, Thibaut Martin
Produção
ARTE France, Docland Yard
Autoria
Argumento: Thibaut Martin, Amine Mestari
Música
Stéphane Peyrot
Ano
2018