Programas tv

Os Zoos Humanos

Os Zoos Humanos

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A história impressionante e pouco conhecida de homens, mulheres e crianças exibidos como animais exóticos

A história impressionante e pouco conhecida de homens, mulheres e crianças que foram exibidos como animais exóticos na Europa, América e Japão, a partir da segunda metade do século XIX até à Segunda Guerra Mundial.
Uma história universal de uma era pré-globalização que envolve as mais diversas populações de todos os continentes.

Durante mais de um século, tanto na Europa, como nos Estados Unidos e Japão, os seres humanos exibiram outros seres humanos como atração. Por todo o mundo, de 1810 a 1940, quase 35 mil humanos foram expostos, para mais de 1,2 biliões de visitantes, em feiras internacionais, exposições universais ou colonias, jardins zoológicos, espetáculos de horrores, circos ou reconstituições de aldeias indígenas. Apenas muito poucos dos milhares de homens e mulheres recrutados nos quatro cantos do mundo conseguiram contar a sua história. Alguns desses relatos sobreviveram e revelam uma perspetiva interna dos Zoos Humanos.
Pela primeira vez, um documentário mostra essa parte esquecida da história da humanidade através de seis histórias notáveis e emblemáticas, seis destinos incríveis: Ota Benga, pigmeu congolês exibido nos Estados Unidos; Abraham Ulrikab, Inuk do Canadá exposto na Europa; Billy, um aborígene australiano mostrado na América do Norte e Europa; William Henry Johnson, "monstro" afro-americano exibido no Circo de Barnum; Marius Kaloie, Kanak da Nova Caledónia exposto em Paris. Através das suas histórias pessoais e imagens inéditas, o documentário revela esse capítulo da nossa história e como a sociedade se serviu de grandes eventos públicos para moldar a representação do "outro".

Ficha Técnica

Título Original
Os Zoos Humanos
Realização
Bruno Victor-Pujebet, Pascal Blanchard, Michel Fessler
Produção
Bonne Pioche, ARTE, RTS, Curiosity Stream, RTP, RTBF, Polsat
Autoria
Pascal Blanchard / Escrito por: Pascal Blanchard, Coralie Miller, Bruno Victor-Pujebet
Ano
2018
Duração
52 minutos