18 Dez 2020
Na Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló foi reconhecido como Chefe de Estado pela CEDEAO quer assim desbloquear o impasse que o país tem vivido, mas apela a que seja nomeado um novo governo até 22 de maio e que a Constituição seja revista em seis meses. Recebemos o embaixador guineense em Portugal, Hélder Vaz; o ministro da Economia e Finanças do governo do PAIGC, Geraldo Martins; e o comentador político, Jamel Handem para a análise da situação.
No norte de Moçambique permanece o clima de instabilidade. Nos últimos dias 52 jovens foram executados na província de Cabo Delgado por terem alegadamente recusado seguir a linha dos radicais islâmicos. O presidente moçambicano já anunciou que deverão ser tomadas medidas para defender a soberania do país. A atuação das Forças de Defesa e Segurança foi alvo de críticas por parte da Renamo. O diplomata suíço e enviado pessoal do Secretário-geral da ONU para Moçambique, Mirko Manzoni analisa.
A pandemia provocada pela COVID-19 levanta os maiores receios em África. Nos países que falam português há dezenas de infetados mas o número de mortes é reduzido. Preocupadas com a fase mais aguda da doença, mas também com as consequências económicas e a falta de recursos, a Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP lançou uma campanha de donativos com o apoio da RTP África; e recebemos Rosaline Silva, da FME CE CPLP. Para nos falar sobre o impacto do COVID-19 nas economias dos PALOP contamos com a opinião de Antonieta Rosa Gomes.