Programas tv

Gramofone

Janita Salomé

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

Janita Salomé

Episódio 20 de 38 Duração: 05 min

Se as músicas de expressão árabe têm em Portugal algum pequeno destaque em termos de reconhecimento de um público generalista, um dos grandes responsáveis por tal é o cantor alentejano Janita Salomé. É ele a voz e o talento em destaque neste "Gramofone", com um videoclip de 1984 para a canção "Tardes de Casablanca", feito então pela RTP.
Até 1983, ano do seu segundo álbum, participa ainda nos novos discos do irmão Vitorino, no álbum de estreia do espanhol Antonio Portanet e ainda no histórico álbum "Ao Vivo no Coliseu", de Zeca.

Seria precisamente com o segundo álbum, "A Cantar ao Sol", que abria com estas "Tardes de Casablanca", que se inaugurava publicamente o fascínio de Janita pelas músicas do mundo árabe. Os arranjos com instrumentos como o alaúde, a taarija e o bendir e a poesia de Hipólito Clemente ou Luís de Andrade, para não falar da colocação vocal de Janita, remetiam para um raro cruzamento entre universos musicais e que se viria a tornar uma das características definidoras da sua obra até aos dias de hoje. A letra de "Tardes de Casablanca" é precisamente do livreiro, pintor e poeta Hipólito Clemente, a quem Janita voltaria a recorrer e que na mesma altura chegou a ser musicado também por Mário Piçarra para o grupo Terra a Terra.

Ficha Técnica

Título Original
Gramofone
Produção
RTP Memória
Autoria
João Carlos Callixto
Ano
2020
Duração
05 minutos
Série
7