O EINSTEIN DO SEXO
Entre a ficção e a realidade, uma evocação biográfica do pai histórico do movimento homossexual: Magnus Hirschfeld.
Magnus Hirschfeld, sexólogo alemão que teve grande influência sobre o desenvolvimento político e científico da problemática da Homossexualidade, fundou em 1897 o primeiro movimento político ¿gay¿. Após os estudos de Medicina, Magnus criou em 1920 um instituto de sexologia em Berlim que conquistou fama internacional. Porém, a ascensão do Partido Nazi na Alemanha obrigou Magnus a fugir para os Estados Unidos, cuja imprensa de Los Angeles o viria a apelidar de ¿Einstein do Sexo¿.
Magnus Hirschfeld (1868-1935), o pai histórico do movimento homossexual, é o motivo desta biografia evocativa da autoria do cineasta Rosa von Praunheim, pseudónimo de Holger Mischwitzki. De origem letónia e autor de vários projectos ligados à contra-cultura homossexual, Praunheim é um dos mais notórios cineastas gay da actualidade. ¿O Einstein do Sexo¿ é, pois, uma reconstituição da personalidade e da vida de Magnus Hirschfeld, que entre a ficção e a realidade não só passa em revista os episódios mais significativos da sua actividade como reflecte sobre a evolução da atitude em relação à homossexualidade nas primeiras décadas do século XX.
Ficha Técnica
- Título Original
- DER EINSTEIN DES SEX-LEBEN UND WERK DES MAGNUS HIRSCHFELD
- Intérpretes
- Kai Schuhmann, Ben Becker, Gerd Lukas Storzer, Olaf Drauschke, Otto Sander, Friedel von Wangenheim, Tima die Göttliche, Wolfgang Völz, Meret Becker, Christa Pasemann.
- Realização
- Rosa von Praunheim
- Produção
- Rosa von Praunheim
- Autoria
- Chris Kraus e Valentin Passoni
- Música
- Karl-Ernst Sasse
- Ano
- 1999
- Duração
- 98m (cor) minutos