Programas tv

Ressaca

Imagem de Ressaca

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário sobre a crise financeira no Brasil que atingiu diretamente o cenário artístico

O documentário de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux acompanha o corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no cenário do colapso do estado que resultou na suspensão e instabilidade dos salários entre os anos de 2016 e 2018 e regista a espera marcada pelos dias que se alongam, sem boas notícias, e a resistência, pois a despeito da ruína e da miséria é preciso produzir e sobreviver.

Depois de anos de esperança e desenvolvimento, o Brasil está em crise. Entre 2009, ano em que recebeu os Jogos Olímpicos, e 2017, quase uma década se passou durante a qual o destino do país mudou. Metáfora de uma cidade prestes a afundar-se, a famosa casa de ópera do Rio de Janeiro, ícone da cidade maravilhosa, ameaça fechar. Os bailarinos, músicos da orquestra, assistentes de palco e demais funcionários do Theatro Municipal deixaram de ser pagos. Ao resistir, e tentar manter a instituição apesar das dificuldades financeiras, tornaram-se heróis diários.
O teatro continua a ser um paraíso de beleza e graça cercado pela violenta confusão que reina na cidade. Mas por quanto tempo mais?

Ficha Técnica

Título Original
Vertige de la Chute
Realização
Vincent Rimbaux, Patrizia Landi
Produção
Babel Doc
Música
Música Original: Malvina Meinier
Ano
2018
Duração
86 minutos