Sonho de Uma Noite de Verão
Uma coreografia de George Balanchine, com música de Felix Mendelssohn, para o "Sonho de uma Noite de Verão" de Shakespeare
Muitos coreógrafos pesquisaram Shakespeare à procura de material dramático para os seus bailados, a começar por Jean-Georges Noverre, um fervoroso defensor do "bailado de ação" e Marius Petipa, o primeiro a utilizar a música de cena de Mendelssohn.
George Balanchine, que também admirava a partitura, não foi exceção. Em 1962 criou a sua versão da comédia de Shakespeare para o New York City Ballet. Fiel ao vocabulário do poeta, acrescentando um toque subtil de comédia, retrata uma complexa história de amor em dois atos e seis cenas. Um dos raros bailados narrativos de Balanchine, "Sonho de uma Noite de Verão" é interpretado pela Companhia de Bailado da Ópera de Paris, com cenários e figurinos desenhados por outro mago do palco, Christian Lacroix.
Teseu, duque de Atenas, e Hipólita rainha das Amazonas, envolvem-se numa disputa doméstica entre o rei dos elfos e a rainha das fadas que resulta na intervenção do travesso Puck e a sua poção mágica em conjunto com uma trupe de atores amadores.
O desenlace é celebrado com um grande e brilhante divertimento.
Ficha Técnica
- Título Original
- A Midsummer Night´s Dream 2017
- Realização
- Vincent Bataillon
- Produção
- Telmondis, France Télévisions
- Música
- Felix Mendelssohn-Bartholdy
- Ano
- 2017
- Duração
- 105 minutos