Programas tv

A Magia da Islândia

A Magia da Islândia

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Viagem à descoberta das criaturas mais notáveis da Islândia

Documentário que revela os desafios e extraordinárias estratégias das criaturas mais notáveis da Islândia, acompanhando as suas vidas e lutas ao longo do ano. Uma visão única dos muitos aspetos das paisagens singulares da ilha à medida que mudam de cor com as estações.
Como sobrevivem os animais neste terreno hostil? O que é preciso para viver entre glaciares, desertos e vulcões? E como se lida com águas quase a ferver e quase a congelar ao mesmo tempo? Estes são os desafios de viver numa ilha de extremos.

Como em nenhum outro lugar na terra, a atividade vulcânica moldou o deserto acidentado do norte da Islândia; tanto acima como abaixo da água. As paisagens extremas da Islândia podem ser desafiadoras para aqueles que aqui vivem, mas são inspiradoras e de tirar o fôlego. As águas geladas da fissura de Silfra, um desfiladeiro subaquático, são conhecidas por serem ?as águas mais límpidas do mundo? com uma visibilidade superior a 100 metros. No fundo de lagos e rios, pequenos vulcões de areia brotam e borbulham, expelindo água quente que ondula pela areia, criando uma paisagem de crateras em constante mudança. E sob violentas cascatas, os salvelinos-árcticos reúne-se em cardumes. Ruídos vulcânicos nas profundezas da terra também podem ser sentidos nos oceanos que rodeiam a ilha. Enormes chaminés hidrotermais erguem-se do fundo do mar, descarregando água quente. Têm milhares de anos e continuam a crescer. Ao pé das chaminés, peixes-lobo de aparência monstruosa guardam os ovos. Mesmo os mais pequenos habitantes das águas marinhas da Islândia, algas e plâncton microscópicos, deslumbram com as suas formas e cores incomuns e formam a base da cadeia alimentar no oceano, sustentando criaturas tão grandes como as baleias. Um bivalve incomum, da espécie Arctica islandica, também é encontrado aqui. Tem dos mais longos períodos de vida de qualquer criatura na terra, podendo viver mais de 500 anos. É um feito notável, visto que nestas águas abundam estrelas do mar que gostam de se alimentar de amêijoas. A gravação com lapso de tempo revela a verdadeira natureza das estrelas coloridas - elas são na verdade predadores vorazes e impiedosos.
O interior vulcânico da Islândia teve também um impacto marcante nas criaturas terrestres. O dióxido de carbono continuamente libertado do Lago Myvatn atrai biliões de mosquitos. Os enxames apocalípticos formam enormes colunas pretas acima do lago, conhecido como "Lago dos Mosquitos". Esta abundância de insetos atrai pássaros, sendo a região conhecida por ter um dos maiores espetáculos de pássaros do hemisfério norte. As vocalizações de narcejas e maçaricos enchem o ar, enquanto as escrevedeiras-das-neves se reproduzem nas encostas rochosas dos vulcões. Acima das praias de areia preta, os moleiros caçam andorinhas do ártico que voltam das suas viagens de forrageamento e roubam os seus preciosos peixes. E em penhascos e afloramentos rochosos íngremes, enormes colónias de aves marinhas em reprodução atraem um dos caçadores mais icónicos da Islândia: a raposa do Ártico.

Ficha Técnica

Título Original
Magical Iceland
Realização
Jan Haft
Produção
Nautilusfilm, WDR, ARTE, BR
Autoria
Jan Haft
Música
Dominik Eulberg, Sebastian Schmidt
Ano
2019
Duração
50 minutos