Programas tv

Zeus

Zeus

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Filme de Paulo Filipe Monteiro com Sinde Filipe, Ivo Canelas, Catarina Luís e Paulo Pires

A história verdadeira de Manuel Teixeira Gomes, um escritor de literatura erótica eleito Presidente da República, caso único no mundo.
Primeira longa-metragem do cineasta Paulo Filipe Monteiro com Sinde Filipe, Ivo Canelas, Catarina Luís e Paulo Pires.

A história verdadeira de Manuel Teixeira Gomes (1860-1941), sétimo presidente da República Portuguesa, um talentoso escritor, muito sensual na sua prosa e muito livre nos seus temas quase sempre eróticos. Eleito Presidente da República em 1923, promove políticas reformistas, apoia os operários e combate a banca. Aos 65 anos de idade, ao fim de apenas 26 meses no cargo presidencial, numa época conturbada em plena ascensão do fascismo, pede a demissão e decide abandonar o país. Procura o primeiro barco que sai de Lisboa e parte rumo ao desconhecido no cargueiro holandês de nome "Zeus".
O destino leva-o ao Norte de África onde decide renascer e reconhecer o seu direito a ser feliz. Convive com os nómadas do deserto e instala-se na Argélia, onde virá a morrer 15 anos depois. A sua vida deu um filme: um hino à vida, à liberdade, à coragem, ao sensualismo e à amizade.

Ficha Técnica

Título Original
Zeus
Intérpretes
Sinde Filipe, Ivo Canelas, Idir Benebouiche, Catarina Luís, Carloto Cotta
Realização
Paulo Filipe Monteiro
Produção
Happygénio
Autoria
Autoria e Argumento: Paulo Filipe
Ano
2015
Duração
117 minutos