A Toca do Lobo
Uma apaixonante "odisseia familiar" pela memória perdida de uma família e de um país, num documentário de Catarina Mourão vencedor do Prémio do Público para Longa Metragem no IndieLisboa 2015
Documentário muito pessoal de Catarina Mourão que explora memórias antigas do escritor Tomaz de Figueiredo, da família e da possível influência da ditadura salazarista no desenrolar da sua história. O documentário tem o título de um livro de Tomaz de Figueiredo, o avô que Catarina nunca conheceu. O escritor publicou em 1947 "A Toca do Lobo", o seu romance mais conhecido e vencedor do prémio Eça de Queiroz, no qual revive a infância e juventude.
O documentário é narrado pela realizadora e pela mãe, Maria Rosa Figueiredo, e fala sobre família, ausência e memórias, entre elas a Casa de Casares, onde se encontra o espólio do avô de Catarina, e onde a realizadora não conseguiu entrar.
Catarina Mourão tem-se afirmado como um dos olhares mais delicados do cinema português. Depois de "Pelas Sombras", um retrato da artista Lourdes Castro, a realizadora centra-se numa outra figura da vida cultural portuguesa: o escritor e seu avô Tomaz de Figueiredo (1902-1970). Um olhar que abre as portas secretas de uma vida em que apenas sobrou o seu trabalho para a memória dos filhos e dos netos, de uma família que se viu separada pela morte e marcada pelo dia-a-dia de um país ditatorial - um país duramente percorrido por quem escreveu sobre ele. Na sua antiga casa, vivem os segredos e os acontecimentos que nos falam, hoje, por um quarto fechado à chave - um quarto aberto pela câmara da realizadora e pelo movimento deste filme.
Ficha Técnica
- Título Original
- A Toca do Lobo
- Realização
- Catarina Mourão
- Produção
- Laranja Azul
- Música
- Bruno Pernadas
- Ano
- 2015
- Duração
- 100 minutos