Programas tv

Uma Mulher de Sonho

Uma Mulher de Sonho

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

O retrato de uma mulher determinada e romântica durante a segunda guerra mundial num filme do cineasta francês Laurent Heynemann, baseado numa história verídica

França, 1940. Jeanne "Janot" Reichenbach, uma judia rica, decide abandonar o marido e o filho para salvar o homem que sempre amou: Leon Blum, famoso político socialista, três vezes primeiro-ministro. Em vez de fugir do país ocupado pelos alemães, Janot viaja pela Europa, sacrificando a sua liberdade, para se juntar ao seu amor de adolescência no campo de concentração de Buchenwald.

Por amor, uma mulher abandona tudo, luxo, conforto, marido e filho, para acompanhar o destino de um político ameaçado pela chegada dos nazis. Leon Blum refugia-se no sul da França, mas será preso numa fortaleza na fronteira espanhola. Levado perante juízes tendenciosos de um julgamento injusto, é deportado para a Alemanha. Janot escuta apenas o seu coração, e decide cruzar a Europa para voluntariamente se juntar ao homem por quem se apaixonou na adolescência, para com ele ultrapassar essa provação.
Janot representa tudo o que o amor pode dar de força e desejo de viver. Os dois serão acompanhados na sua jornada por Renée, a nora de Blum, cuja relação com Janot irá evoluir da agressividade franca à cumplicidade amigável. Enclausurado com o casal na pequena cabana de caça adjacente ao campo de Buchenwald, Georges Mandel testemunhará, apesar das divergências políticas e de uma outra ideia dos seus papeis na história, a sua coragem, lucidez e humor.
Os sentimentos de Janot, em relação ao ex-marido e ao filho, alimentam-se da culpa, mas exprimem ternura, prometem-se nas adversidades, e são garantidos na paixão e no riso libertador. Mas também se afirmam como uma definição de paixão amorosa na decisão comum de se apoiarem mutuamente porque se amam.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
An Irrepressible Woman (Je Ne Rêve Que De Vous )
Intérpretes
Elsa Zyberstein, Hippolyte Girardot, Émile Dequenne, Mathilda May, Grégori Derangère, Thomas Chabrol, Stéphane Bissot, Philippe Torreton, Jérôme Deschamps
Realização
Laurent Heynemann
Produção
Mazel Productions
Autoria
Argumento: Laurent Heynemann, Luc Béraud
Música
Bruno Coulais
Ano
2019
Duração
100 minutos