05 Nov 2021
Filme do cineasta português João Botelho ("Conversa Acabada"; "Os Maias - Cenas da Vida Romântica"; "Quem És Tu?"; "Um Adeus Português"; "O Fatalista"; "Filme do Desassossego"; "Peregrinação"), adaptação do romance homónimo de José Saramago
Para sobreviver à sua solidão de génio, Fernando Pessoa, um dos maiores escritores da língua portuguesa, criou um extraordinário universo paralelo onde habitam os seus heterónimos. A história de um deles, Ricardo Reis, foi imaginada por José Saramago, prémio Nobel da Literatura, no seu romance O Ano da Morte de Ricardo Reis.
1936.
Ao fim de 16 anos de exílio no Brasil, Ricardo Reis regressa a Portugal. Durante um período sombrio da história europeia, marcado pelo fascismo de Mussolini, pela ascensão do nazismo de Hitler, pela terrível Guerra Civil espanhola e pela ditadura do Estado Novo de Salazar, Ricardo Reis encontra-se com o seu criador, Fernando Pessoa, com quem se perde em reflexões sobre a vida, o país e o mundo. Duas mulheres, Lídia e Marcenda são as paixões impossíveis de Ricardo Reis.