Programas tv

Causa e Efeito

Reabertura de Escolas em Cabo Delgado / Remunerações Assembleias Provinciais - Moç. / Portos STP / ...

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Reabertura de Escolas em Cabo Delgado / Remunerações Assembl...

Episódio 50 de 50 Duração: 55 min

Esta semana estão no Causa e Efeito: Melchior Cassimo, João Feijó, Fernando Lima, Carlos Semedo, Benvindo Neves, Dário Furtado, Nú Barreto e Sedrick Carvalho.
A insurgência armada, vivida na província de Cabo Delgado, em Moçambique, levou ao encerramento de 229 escolas. Dessas, 199 vão reabrir este ano letivo, que arranca já no próximo dia 3 de fevereiro. Segundo as autoridades provinciais, o número de escolas que voltam a receber alunos pode ainda aumentar, conforme a segurança seja reforçada nas regiões onde se encontram. O investigador e sociólogo, João Feijó, e Melchior Cassimo, chefe do Departamento de Estudos e Planificação da Direção Provincial de Educação de Cabo Delgado, analisam.
O Governo moçambicano pretende retirar o pagamento de remunerações mensais aos membros das Assembleias Provinciais. A intenção surge no seguimento da análise ao sistema salarial do aparelho estado que está a ser feita por uma comissão interministerial, criada para o efeito. Segundo vice-ministro da Administração Estatal e Administração Pública, os membros das Assembleias Provinciais estão a receber pagamentos indevidos. Já os visados falam numa violação da lei. Para comentar, o jornalista e analista Fernando Lima.
Na última semana, um grupo de trabalhadores do porto de São Tomé acusou a nova administração da empresa, gerida pelo consórcio Safebond, de ter utilizado de forma indevida, aproximadamente 41 milhões de euros do fundo social de trabalhadores. A acusação foi rejeitada pela empresa mas acabou por culminar na suspensão do contrato de concessão dos portos de Ana Chaves, Fernão Dias e do Príncipe com aquele consórcio. Segundo o Executivo de Patrice Trovoada, está em causa a necessidade de salvaguardar o interesse público. O advogado Carlos Semedo faz a análise.
Em Cabo Verde, cerca de 2 500 pessoas assinaram uma petição online, que contesta a atribuição do nome de Pelé ao Estádio Nacional, situado na cidade da Praia. A intenção foi anunciada, no início do ano, pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, nas redes sociais, e responde ao desafio da FIFA de fazer uma homenagem internacional ao antigo futebolista brasileiro. Os promotores da petição acusam o executivo de querer ganhar visibilidade internacional a qualquer custo. Para comentar Benvindo Neves, editor de desporto da Rádio de Cabo Verde; e Dário Furtado, ex-jogador da seleção nacional.
O artista plástico guineense, Nú Barreto, está a lançar a primeira monografia, uma obra inteiramente dedicada aos seus desenhos. As obras de Nú Barreto estão neste momento patentes em várias cidades europeias.
Na opinião da semana, ouvimos Sedrick de Carvalho sobre a especulação de que Isabel dos Santos pode estar a preparar uma candidatura à Presidência da República de Angola.

Ficha Técnica

Título Original
Causa e Efeito 2022
Intérpretes
Apresentação: João do Rosário e/ou Flávia Brito
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2022
Duração
55 minutos
Série
6