Programas tv

Tem a Palavra

Críticas ao Estado da Nação em Cabo Verde

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Críticas ao Estado da Nação em Cabo Verde

Episódio 34 de 51 Duração: 60 min

Ao fim de dois anos que marcaram o impacto da crise económica e financeira provocada pela pandemia de Covid-19 e ausência de turismo, setor que garante 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e do emprego, a escalada de preços no mercado internacional, provocada pela guerra na Ucrânia, volta a criar dificuldades à economia cabo-verdiana em 2022.
Segundo Ulisses Correia e Silva numa declaração ao país em 20 Junho: "A situação é de emergência económica, social e humanitária em vários países do mundo, particularmente os países menos desenvolvidos".
Em 2020, registou uma recessão económica histórica, equivalente a 14,8% do PIB, seguindo-se um crescimento de 7% em 2021 impulsionado pela retoma da procura turística. Para 2022, devido às consequências económicas da guerra na Ucrânia, nomeadamente a escalada de preços, o Governo cabo-verdiano baixou a previsão de crescimento de 6% para 4%.
O Tem a Palavra desta semana debate sobre: "Críticas ao estado da nação em Cabo Verde". São nossos convidados: em videochamada, a partir da Cidade da Praia, Bernardino Gonçalves (Animador Comunitário) e Gerson Pereira (Ativista) e, em estúdio Rively Duarte (Dirigente Associativo).

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2022
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Ano
2022
Duração
60 minutos
Série
3