O Mal Não Existe
Filme do cineasta iraniano Mohammad Rasoulof, inspirado em eventos reais, que questiona a possibilidade da liberdade individual sob um regime despótico
Uma antologia de quatro histórias que segue a vida de iranianos confrontados com uma escolha impensável: seguir ordens ou recusar-se a fazê-lo e sofrer as consequências.
Sob um regime autoritário, várias pessoas são obrigadas a lidar com ordens de execução de penas de morte. Se algumas as cumprem outras há que, pelo contrário, se recusam a matar, assumindo as consequências que essa escolha trará para as suas vidas e para a dos que lhes são próximos. Uma narrativa urgente, inspirada em eventos reais, que questiona a possibilidade da liberdade individual sob um regime despótico.
Apesar das tentativas de censura por parte das autoridades iranianas, a sexta longa-metragem de Mohammad Rasoulof venceu o Urso de Ouro. Proibido pelo regime iraniano de se deslocar a Berlim, o cineasta foi condenado a um ano de prisão por "propaganda contra o sistema".
Ficha Técnica
- Título Original
- Sheytan Vojud Nadarad
- Intérpretes
- Ehsan Mirhosseini, Kaveh Ahangar, Shaghayegh Shoorian, Mahtab Servati
- Realização
- Mohammad Rasoulof
- Produção
- Farzad Pak, Mohammad Rasoulof, Kaveh Farnam
- Autoria
- Argumento: Mohammad Rasoulof
- Ano
- 2020
- Duração
- 144 minutos