A Lei
Filme do cineasta francês Christian Faure sobre a aprovação da lei da interrupção voluntária da gravidez em França
A luta de uma mulher por todas as mulheres.
No outono de 1974, o presidente francês Valéry Giscard d´Estaing encarrega a Ministra da Saúde, Simone Veil, de uma difícil tarefa: levar à aprovação a lei que despenaliza o aborto. Durante três dias, Simone Veil defende o texto da lei perante os parlamentares com exemplar tenacidade. Diane, uma jovem jornalista, faz disso o tema da sua primeira investigação e descobre ao longo das suas pesquisas uma mudança considerável no estatuto social das mulheres.
A 29 de novembro de 1974, a Assembleia aprovou a lei que legaliza o aborto, conhecida como a "Lei Veil". Por trás deste texto, sozinha contra a maioria e contra as insinuações de antissemitismo, está uma mulher: Simone Veil (Emmanuelle Devos). Durante os dias de debate que antecederam a votação, não será poupada de nada: negociações políticas, solidão, debates abertos, insultos e violência contra a sua família...
Simone Veil nasceu em Nice, França, em 1927. Tinha 16 anos de idade quando foi detida e deportada para Auschwitz-Birkenau. Sobrevivente do holocausto, foi magistrada e, em 1974, nomeada Ministra da Saúde pelo primeiro-ministro Jacques Chrirac. Enfrentando forte oposição da Igreja Católica e do seu próprio partido, liderou a revolucionária luta para legalizar o aborto. Na iminência da votação, ativistas antiaborto começaram a realizar campanhas e ataques pessoais e antissemitas. Em 1979 tornou-se a primeira mulher presidente do Parlamento Europeu. Membro do Conselho Constitucional, foi eleita membro da Academia Francesa, em 2008. Em 2010, uma sondagem indicou-a como ?a personalidade preferida dos franceses?. Morreu em 2017 aos 90 anos de idade. Em 2018 mais de dois milhões de pessoas acompanharam pela televisão a trasladação dos seus restos mortais para o Panteão. Foi a quarta mulher a receber a distinção francesa "Honneur Solennel de la Nation".
Ficha Técnica
- Título Original
- La Loi
- Intérpretes
- Emmanuelle Devos, Lorànt Deutsch, Flore Bonaventura, Lionel Abelanski, Bernard Menez, Michel Jonasz
- Realização
- Christian Faure
- Produção
- K´IEN Production
- Autoria
- Argumento: Fanny Burdino, Mazarine Pingeot, Samuel Doux
- Ano
- 2015
- Duração
- 90 minutos