Gabriel e a Montanha
Uma viagem trágica através do continente africano, um filme do cineasta brasileiro Fellipe Barbosa baseado na história real de Gabriel Buchmann
A história do jovem economista brasileiro Gabriel Buchmann, que foi encontrado morto, aos 28 anos de idade, no Monte Mulanje, no Malawi. O filme conta a sua odisseia pelo continente africano, a paixão pelas pessoas que encontrou pelo caminho e a profunda relação com a família e a namorada.
Antes de começar o doutoramento numa universidade americana de prestígio, Gabriel Buchmann decide viajar pelo mundo. Depois de dez meses na estrada, viajando por vários países, chega ao Quénia determinado a descobrir o continente africano. O Malawi era o seu destino final. Na última aventura prevista, antes de voltar para o Brasil, Gabriel chega ao cume do Monte Mulanje, mas perde-se na descida, tendo sido visto pela última vez a 17 de julho de 2009. Depois de buscas que duraram semanas, foi encontrado, sem vida, vítima de hipotermia.
Oito anos após a sua morte, o cineasta brasileiro Fellipe Barbosa ("Casa Grande"), seu amigo de infância, decidiu recriar os últimos 70 dias de Gabriel em África.
Através das notas pessoais, e-mails enviados a amigos e familiares, e das fotos encontradas na sua máquina fotográfica, o filme segue o seu trajeto, por quatro países africanos, participando no elenco as diversas pessoas que se foram cruzando com Gabriel ao longo da viagem.
Ficha Técnica
- Título Original
- Gabriel e a Montanha
- Intérpretes
- João Pedro Zappa, Caroline Abras, Manuela Picq
- Realização
- Felipe Barbosa
- Produção
- TvZero, Gamarosa, Damned, ARTE France Cinéma
- Autoria
- Argumento: Felipe Barbosa, Lucas Paraizo, Kirill Mikhanovsky
- Música
- Arthur B. Gillette
- Ano
- 2017
- Duração
- 126 minutos